QUARTA-FEIRA 29/08/2018

TEMPO: A presença de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e quente), favorece o predomínio de sol com poucas nuvens em boa parte das regiões do estado catarinense alternando com pequenos intervalos de maior nebulosidade. Períodos de muitas nuvens (céu nublado) durante a madrugada e manha com eventuais episódios de chuviscos mal distribuídos ocorrem entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis intercalando com momentos prolongados de sol à tarde, devido o padrão de circulação marítima (umidade vinda do mar). O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera promove a formação de nevoeirosdurante o início da manha em algumas áreas do Oeste, Serra e Litoral. Formação de geada nas áreas mais altas do Planalto Serrano durante a madrugada e primeiras horas da manha. No decorrer da manha e ao longo da tarde as temperaturas voltam a subir e faz CALOR com máximas próximas de 30ºC no Extremo Oeste e Sul do estado.

​►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 14 a 17ºC no Extremo Oeste, 13 a 16ºC no Oeste, 8 a 14ºC no Meio Oeste, 7 a 10ºC no Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas variando entre 0 a -1ºC no início do dia sobretudo nas áreas de baixadas e fundos de vales. No Planalto Norte, mínimas entre 9 a 12ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 6 a 9ºC. Entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 15 a 16ºC. Ao longo do dia, faz calor e os termômetros atingem facilmente 29 a 31ºCno Extremo Oeste, 28 a 30ºC no Litoral Sul e 26 a 28ºC no Oeste, Meio Oeste e 23 a 26ºC no Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas oscilando entre25 a 27ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 10 a 15 km/h. Rajadas ocasionais de 25 a 30 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra e Litoral Sul.

 ————————————————————————————————————–

QUINTA-FEIRA 30/08/2018

TEMPO: Uma massa de ar seco e quente (alta pressão atmosférica), promove tempo firme com presença de sol, calor em todas as regiões alternando com períodos de muitas nuvens ao longo do dia (nuvens altas do tipo cirrus – rabo de galo). O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera promove a formação de nevoeiros no amanhecer em alguns municípios do Oeste e Serra, Litoral Sul e Catarinense. Um dia típico de verão, com temperaturas em progressiva elevação onde faz CALOR (calor pré-frontal) com máximas acima dos 30ºC no Extremo Oeste e Litoral Sul. No final da noite, a aproximação de uma frente fria, provoca algumas pancadas de chuva nos municípios que fazem divisa com o RS no Planalto Serrano e Litoral Sul.

​►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 15 a 18ºC no Extremo Oeste, 14 a 16ºC no Oeste, 12 a 15ºC no Meio Oeste, 8 a 12ºC no Planalto Serrano.. No Planalto Norte, mínimas entre 13 a 15ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 15 a 16ºC. Entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 15 a 16ºC. Ao longo do dia, faz calor e os termômetros atingem facilmente 30 a 33ºC no Extremo Oeste, 31 a 34ºC no Litoral Sul e 28 a 30ºC no Oeste, Meio Oeste e 26 a 28ºC no Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas oscilando entre29 a 30ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante norte a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 5 a 10 km/h. Rajadas ocasionais de 20 a 35 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste, Serra e Litoral Sul.

————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Sexta-feira (31/08): Sol com aumento de nuvens pela manha com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas nos setores do Litoral Sul, Oeste Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul sobretudo nos municípios que fazem divisa com o estado gaúcho. Nas demais regiões próximas do estado paranaense incluindo o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte, sol, calor e com aumento de nuvens e pancadas de chuvas com raios no final da tarde e noite. Temperatura estável e sem muita variação entre o Oeste Sul do estado, oscilando entre 21 a 25ºC devido à chuva e a cobertura de nuvens. No Norte do estado, máximas próximas dos 30ºC.

Sábado (01/09): Áreas de instabilidades associadas ao ingresso de uma frente fria e a formação de um centro de baixa pressão, provocam pancadas de chuva acompanhada de raios em todas as regiões. Risco de temporais isolados. Algumas aberturas de sol momentâneas ocorrem entre o Litoral, Oeste Planalto Norte e Planalto Norte. Temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores em função da chuva e da cobertura de nuvens. Vento soprando do quadrante sudoeste a sul, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 25 km/h.

Domingo (02/09): A frente fria se afasta e o tempo melhora no decorrer do dia com presença de sol e poucas nuvens em toda a Faixa Litorânea, incluindo o Vale do Itajaí. Céu nublado com chuvisco ocasional entre o Extremo Oeste e Planalto Serrano, intercalando com aberturas de sol durante o final da manha. Durante a tarde, céu limpo com poucas nuvens e temperaturas mais baixas. Frio do Oeste ao Planalto Serrano, com máximas entre 12 a 14ºC.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9