Final de Semana de Tempo Instável com Risco de Temporais!

SEXTA-FEIRA 31/08/2018

TEMPO: Aumento de nuvens pela madrugada e manha com pancadas acompanhadas de trovoadas nos municípios do Oeste ao Sul do estado com sensação de abafamento. Áreas de instabilidades associadas à aproximação de uma frente fria, promovem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) nos setores do Extremo Oeste, Oeste Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul no decorrer da tarde e turno da noite. Eventualmente alguma pancada de chuva pode ocorrer pela manha nas cidades próximas do RS. O fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Norte do Brasil (Jato de Baixos Níveis – JBN) em combinação com o forte escoamento baroclinico na média atmosfera (cavados de ondas curtíssimas) potencializam alguns núcleos de tempestades embebidas ao sistema frontal (frente fria) favorecendo um ambiente propicio para a ocorrência de temporais. Risco de temporais com queda de granizo e fortes rajadas de ventos fortes na ordem dos 60 a 70 km/h no Oeste, Meio Oeste e algumas áreas do Planalto Serrano. Nas demais regiões próximas do estado paranaense incluindo o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, sol com aumento de nuvens e com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no final da tarde e noite.

​►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 16 a 18ºC no Extremo Oeste, Oeste e na marcas dos 12 a 15ºC nos setores do Meio Oeste e Planalto Serrano. No Planalto Norte, mínimas entre 13 a 16ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 15 a 17ºC. Entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 16 a 18ºC. Ainda faz calor e os termômetros atingem facilmente 28 a 31ºC no Extremo Oeste, 25 a 28ºC no Litoral Sul, 27 a 30ºC no Oeste, 28 a 31ºC no Meio Oeste e 24 a 26ºC no Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas oscilando entre31 a 33ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h e rajadas que variam entre 35 a 45 km/h. Rajadas ocasionais de 60 a 80 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

 ————————————————————————————————————–

SÁBADO 01/09/2018

TEMPO: A formação de um centro de baixa pressão em combinação com o transporte de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica (Jato de Baixos Níveis) são os principais fatores responsáveis por organizar núcleos de instabilidades em todas as regiões de Santa Catarina, provocando pancadas de chuva acompanhada de trovoadas (raios) em todas as regiões. Risco de temporais com granizo e ventania. Pequenos intervalos de melhoria ocorrem em momentos do dia. Durante a noite as instabilidades ganham força e o risco de temporais se faz presente principalmente no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Sul do estado.  Volumes de chuva com maior representatividade no Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Sul do estado com acumulados variando entre 70 a 80 mm e com pontuais acima dos 100 mm.

​►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 14 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste, Planalto Norte e na marca de 12 a 14ºC nos setores do Meio Oeste e Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 15 a 18ºC. Ao longo do dia, as máximas não passam muito dos 19 a 23ºC no Extremo Oeste, 17 a 20ºC no Litoral Sul, 18 a 20ºC no Oeste, 16 a 18ºC no Meio Oeste e 15 a 17ºC no Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas oscilando entre 22 a 24ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Rajadas ocasionais de 50 a 70 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Domingo (02/09): O ingresso de uma frente fria associada a um ciclone extratropical reforça muitas nuvens carregadas em todas as regiões com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas (raios). Risco significativo de temporais. Volumes de chuvas mais expressivos no Oeste e Sul do estado com valores acima dos 100 mm. O forte gradiente de temperatura e pressão entre o ciclone extratropical e uma alta pressão pós frontal (massa de ar frio), promove uma pista de ventos direcionada para o Litoral Sul e topo da Serra, com velocidade da ordem dos 60 a 70 km/h.

Segunda-feira (03/09): Nublado do Oeste ao Planalto com chuviscos mal distribuídos melhorando à tarde. Entre o Litoral e Vale do Itajaí, chuva entre a madrugada e inicio do dia, intercalando com aberturas de sol a tarde devido à aproximação de centro de alta pressão (massa de ar seco e frio). Formação de geada no amanhecer no topo da Serra Catarinense. Alguns nevoeiros se formam no Extremo Oeste e Sul de SC.

Terça-feira (04/09): Uma massa de ar seco e frio, mantém tempo firme com sol e poucas nuvens em todas as regiões. Geada isolada entre a madrugada e amanhecer entre o Oeste ao Planalto Serrano. Formação de alguns nevoeiros no amanhecer. Temperaturas agradáveis a tarde, oscilando entre 29 a 23ºC.