A Ouvidoria é um espaço em que você pode apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. E a Ouvidoria Pública é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).

A Ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

Além disso, a partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

Segundo o Secretário de Controle Interno, a ouvidoria é um elo entre os munícipes e a comunidade. “As mensagens que chegam pela ouvidoria são filtradas e chegam a cada secretaria responsável, podem ser pedidos, críticas e elogios, essa função é de suma importância para uma administração transparente” explicou.

Em São Joaquim, conta com o serviço diretamente no portal municipal, pelo site oficial do município https://www.saojoaquim.sc.gov.br/ ,  pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 49 3233 6464.