A quarta-feira (10) que começou com nevoeiros, em algumas regiões de Santa Catarina, inclusive, em Lages, terá abertura de sol com temperaturas máximas de 19°C. Mesmo que a previsão indica que o frio está perdendo força, em outras áreas, teve temperaturas negativas ao amanhecer.

Mínimas em SC abaixo de 1°C. Foram 7 dias seguidos com marcas negativas (15 dias em 2019 e 35 dias com geada).

-5,2 Painel/g.Hugen
-4,5 B.Jardim/F.Keiser
-4,1 S.Joaquim/F.K
-2,7 Fraiburgo/Becker
-2,5 Urupema*
-1,6 Urubici*
-0,9 Rio Rufino*
-0,6 Curitibanos/UFSC*
0,0 Irineópolis*
0,5 Monte Castelo*
0,6 Bom Retiro*
0,6 Major Vieira/Inmet
0,7 Caçador*
0,9 Lebon Régis*

*Epagri

7,8°C Florianópolis*

RONALDO COUTINHO/PITER SCHEUER

De acordo com dados da Estação Meteorológica Climaterra, com as temperaturas negativas registradas nesta quarta-feira, somam-se sete dias seguidos abaixo de zero em Santa Catarina. Além disso, com ocorrência de forte nas baixadas e vales da Serra Catarinense.

Para a quinta-feira (11), de acordo Coutinho, o ar seco que cobre Santa Catarina impede a formação de nebulosidade carregada, reforçando um ambiente atmosférico estável com predomínio de sol e poucas nuvens durante o dia todo. Umidade relativa do ar baixa durante a tarde com picos variando entre 20 a 35% em todas as regiões. O alerta é para evitar queimadas, devido às condições favoráveis para a propagação de fogo (focos de incêndio).

No amanhecer as temperaturas continuam baixas, mas sobem à tarde. As mínimas previstas segundo a Climaterra, é que as temperaturas fiquem abaixo dos 4°C na região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Painel e Urupema, especialmente, acima dos 1200/1300 m e planalto norte), com possibilidade de geada isolada na Serra.

Texto CL MAIS