sicred
Unifique
NOTISERRA SC, SÃO JOAQUIM
29/08/2023 17h49 ⟳ Atualizada em 29/08/2023 às 17h49

A Região Sul do Brasil está em alerta para a possibilidade de ocorrência de temporais ao longo dos próximos dias, com previsão de chuvas intensas, raios, granizo e ventos fortes. Segundo especialistas, um sistema de baixa pressão aliado ao transporte de ar quente e úmido da Floresta Amazônica está criando as condições ideais para a formação desses eventos climáticos.

De acordo com meteorologistas, os temporais têm potencial para atingir várias áreas da região, com destaque para as cidades do Oeste da região Sul. A previsão é que esses eventos se estendam da sexta-feira (01) até o início da próxima semana. No entanto, a região Oeste já deve experimentar a incidência de temporais a partir da tarde desta sexta-feira, enquanto as demais regiões devem ser afetadas durante o final de semana.

As chuvas intensas serão acompanhadas por raios, alternando com momentos de melhora em alguns locais, nos quais é possível que o sol apareça brevemente. A semana se encerrará com possíveis tempestades, mas a próxima segunda-feira não trará alívio, já que a organização de uma frente fria irá reforçar as áreas de instabilidade, resultando em novos episódios de temporais e tempestades.

Ronaldo Coutinho, da Climaterra, alerta para a possibilidade de formação de tempestades severas em algumas cidades ou regiões do interior. Essas tempestades podem trazer chuvas intensas, raios, granizo e ventos com velocidades acima dos 80/100 km/h. Além disso, é previsto um volume de chuva significativo durante esse período, podendo chegar a 100/150 mm em algumas áreas.

As autoridades locais recomendam que a população esteja preparada para essas condições climáticas adversas, tomando precauções para evitar acidentes e danos causados pelos temporais. É aconselhável evitar locais abertos durante as tempestades, proteger veículos e evitar trafegar em áreas alagadas. Ficar atento às informações meteorológicas e seguir as orientações das autoridades são medidas importantes para garantir a segurança de todos diante desses eventos climáticos intensos.

Por favor, ao reproduzir esse conteúdo, use os devidos CRÉDITOS. Siga nosso insta: @NotiSerraSC.