sicred
Unifique

[dropcap]A[/dropcap] previsão do tempo mostra muita instabilidade durante essa semana. De acordo com a Epagri/Ciram, Lages terá céu ensolarado com temperatura máxima de 19ºC e mínima de 8ºC, na quarta-feira. Já na quinta-feira, apesar da temperatura máxima indicar 22ºC, está prevista muita chuva. A temperatura mínima desse dia, deve chegar a 9ºC. Na sexta-feira, a temperatura cai drasticamente com a chuva que continuará ocorrendo. A máxima prevista não passa de 12ºC e a mínima estimada é de 1ºC.

Segundo o engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho, da estação meteorológica Climaterra, uma frente polar chega na sexta-feira, derrubando as temperaturas, principalmente no final da tarde e de noite. “Há uma possibilidade de neve, na madrugada de sexta-feira para sábado, mas somente acima dos 1,2 mil metros e nos municípios de Urupema, São Joaquim, Bom Jardim da Serra e Urubici”.

Os moradores da Serra Catarinense, devem estar preparados para a queda brusca da temperatura, na sexta-feira. A madrugada, de acordo com Coutinho, será mais quente do que a tarde deste dia em grande parte da região. Está prevista a máxima de 15ºC de madrugada e no meio da manhã vai baixando a temperatura, até ficar negativa de noite na maioria dos municípios da Serra. Se percebe que em poucas horas, a queda será muito acentuada e pode pegar muita gente desprevenida.

No sábado de tarde, Coutinho acredita que as temperaturas continuarão negativas na região com possibilidade de geada durante à noite. No domingo e segunda-feira, ele prevê um amanhecer com geada forte e com isso, as temperaturas se elevam um pouco durante a tarde em grande parte da Serra.

Geada pode ocorrer até o mês de novembro

Analisando a previsão do tempo de forma mais ampla para Serra Catarinense, Coutinho destaca que agosto terá tempo instável, na maior parte dos dias, o que é considerado normal para o mês. Esse ano, ele percebe a possibilidade de geada tardia, pois podem ocorrer até o mês de novembro. “Agosto e setembro terão tardes mais agradáveis, mas isso não quer dizer que não será frio em outros horários. Só em novembro, que as temperaturas se elevam mais, porém podemos considerar que teremos uma primavera gelada, pois até geada pode ocorrer. Mas, nesse período, o frio dura no máximo dois dias”