[dropcap]A[/dropcap] quarta-feira, 31, começou com  mais nuvens pela manhã, com chuva no Litoral Norte, Grande Florianópolis e Litoral Sul, mas conforme a previsão do tempo da Epagri/Ciram no decorrer do dia o sol aparece entre nuvens em todas as regiões. A temperatura que esteve amena ao amanhecer ficará alta, com máximas chegando a 35°C no Extremo-Oeste. O vento sopra de sudeste, fraco a moderado.

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo (de 1 até 3 h de antecedência), na página da Epagri/CiramDefesa Civil e redes sociais.

Receba alertas via SMS. Envie seu CEP para o número 40199. O serviço é gratuito.

Previsão climática trimestral – fevereiro, março e abril

Precipitação

Em fevereiro a chuva continua com valores próximos da média climatológica na maior parte de SC e acima da média na Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí. A chuva tende e diminuir nos meses seguintes, ficando abaixo da média em marco e abril, em todas as regiões.

Destaque: no verão são comuns os temporais com granizo e ventania, por vezes com acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

Climatologia (o que se espera para época do ano)

Em fevereiro e primeiros dias de março a chuva convectiva (curta duração) típicas de verão ocorre com frequência entre a tarde e noite, por vezes também na madrugada. A média mensal é de 150 mm a 230mm em Fevereiro, mais alta no Litoral do Estado. A média mensal em março é de 110 mm a 130mm do Oeste ao Planalto e mais alta no Litoral e Vale do Itajaí, de 150 mm a 200 mm. Em abril a média é de 90 mm a 170 mm, mais altos no Planalto e Litoral.

Durante o trimestre, os episódios de precipitação normalmente ocorrem associados à passagem rápida de frentes frias e ao processo convectivo (trovoadas da tarde).

A partir de março ciclones extratropicais atuam com mais frequência no litoral do Uruguai, Rio Grande do Sul e Santa Catarina causando vento intenso, mar agitado com ressaca e perigo para a navegação no Litoral catarinense.

Temperatura

Até o final do verão a temperatura fica na média climatológica em todas as regiões de SC. Em fevereiro pelo menos uma onda de calor, atuando por alguns dias consecutivos no estado, deve manter alta a temperatura.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram