[dropcap]O[/dropcap] Rallye Internacional das 1000 Milhas Históricas Brasileiras, que tradicionalmente é disputado na região Sudeste, chega em sua 6ª edição. Serão mais de 50 carros históricos, fabricados entre 1919 e 1980, e cerca de 10 motos clássicas fabricadas entre 1931 e 1978. Todos os participantes partirão do Shopping Iguatemi, na capital de São Paulo, no dia 20 de junho, para chegarem em Gramado, no Rio Grande do Sul, no dia 23 de junho.

Segundo Eduardo Lambiasi, presidente do MG Club do Brasil (um dos clubes mais antigos a participar do evento): “Nas cinco edições das 1000 Milhas anteriores, nós percorremos cerca de 1.750 quilômetros entre  São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, e a grande maioria dos participantes já estava pedindo para mudarmos a rota. Neste ano resolvemos inovar e iremos para a bela região sul”.

O Rallye Internacional das 1000 Milhas Históricas Brasileiras é de regularidade – o que significa que os carros deverão seguir normas de velocidades restritivas ao longo do trajeto – e os veículos percorrerão cerca de 1.800 quilômetros em estradas secundárias, onde as médias de velocidade são mais baixas, com o objetivo de destacar a atuação e capacidade do navegador. Isto torna o evento em um grande desfile de grandes exemplares clássicos.

Há duas categorias de competição e uma turística, esta que a dupla inscrita pode seguir o rallye e sentir como é uma prova deste tipo. Times estrangeiros e de diversos estados costumam participar com vários carros. E mais uma vez, o campeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, participará com o seu time.

Ig Carros