[dropcap]D[/dropcap]ia de sol com poucas nuvens em praticamente todas as regiões de Santa Catarina ao longo da segunda-feira devido à influência de um sistema de alta pressão (massa de ar seco e estável) o qual promove temperaturas mais elevadas durante o turno da tarde. O escoamento de ar frio e úmido proveniente das regiões oceânicas (umidade vinda do mar), ainda se faz presente sobre a Grande Florianópolis e Litoral Norte, ocasionando apenas algumas variações de nuvens baixas com chance muito remota de chuva com presença de sol na maior parte do dia.

Temperaturas baixa no Planalto Sul sobretudo nas cidades mais elevadas (São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra), com mínimas variando entre 0 a 7ºC com formação de geada entre a madrugada e amanhecer. Vale ressaltar que o frio também se faz presente nas cidades que fazem divisa entre o Oeste e Meio Oeste como Água Doce, Ponte Serrada, Irani e Faxinal dos Guedes com temperaturas mínimas no amanhecer variando entre 6 a 9ºC. Nas demais regiões do Oeste e Extremo Oeste, como Chapecó, Maravilha, São Carlos e Xanxerê temperaturas mínimas variando entre 8 a 15ºC. Nos setores da Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas entre 11 a 17ºC. No Litoral Sul, temperaturas um pouco mais baixas ao amanhecer em função de um pulso de ar frio do oceano Atlântico, com mínimas variando entre 9 a 14ºC ao amanhecer.

As máximas ficam um pouco mais elevadas e faz calor em alguns pontos do Oeste e Litoral Sul com temperatura variando à tarde em torno de 25 a 29ºC. Entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, máximas oscilando entre 24 a 28ºC. Nos municípios que compõem o setor do Planalto Sul, máximas variando entre 15 a 23ºC à tarde. Vento soprando do quadrante norte a nordeste com algumas rajadas ocasionais de 35 km/h.

Piter Scheuer – Meteorologista – Portal do Tempo