[dropcap]N[/dropcap]esta terça-feira, 07 de maio, São Joaquim, na Serra Catarinense, completa 132 anos de emancipação política administrativa. A comemoração de aniversário da cidade ocorreu na XXI Festa Nacional da Maçã, sendo que o feriado foi antecipado para o dia 03 de maio devido ao evento.
São 132 anos de muita história, trabalho e progresso. São Joaquim vêm construindo uma nova trajetória, através da transparência e pelo povo. A evolução é constante e já pode ser percebida da melhor forma. Não haveria forma melhor de comemorar os 132 anos, senão na XXI Festa Nacional da Maçã, que superou as expectativas e reativou a essência desse tão importante evento para o município.
São Joaquim da Costa da Serra – em 1871, com território desmembrado da Freguesia de Lajes, foi Município, sob a mesma designação, em 1886. Em 1924, a vila recebia foros de cidade. A partir de 1956, quando perdeu o distrito de Urubici, o Município é formado por três distritos: São Joaquim (sede), Bom Jardim da Serra e Urupema. Sede de Comarca desde 1891, elevada a 2.ª entrância em 1954.
A instalação da 1ª Câmara Municipal foi em 7 de maio de 1887 onde foram eleitos como vereadores Matheus Ribeiro de Sousa, Marcos Batista de Sousa, José Alves de Sá, José Rodrigues de Sousa, João de Deus Pinto de Arruda, Aureliano de Sousa e Oliveira (Neto) e Policarpo José Rodrigues.