sicred
Unifique

[dropcap]C[/dropcap]om um modelo inovador em todo o país, o CBMSC implementou em 1996 o programa bombeiro comunitário, possibilitando a pessoas da comunidade exercerem serviço voluntário à instituição na qualidade de “Bombeiro Comunitário”.

Em São Joaquim, a primeira turma de Bombeiros Comunitários foi formada no ano 2000. Na época, cerca de onze Bombeiros foram formados, ainda com a farda cor caqui e detalhes em laranja. Depois disso aconteceram mudanças, tanto no estatuto quanto nas  regra. Mudaram a cor da farda e nos dias de hoje os Bombeiros são ressarcidos pelo belo trabalho que fazem.

Após isso, outras turmas também se formaram. Sempre capacitando membros da sociedade para atuar em ações de risco e ajudar os Bombeiros Militares.

Para Fabrício Farias, integrante dos bombeiros comunitários de São Joaquim, desde 2005, a gratidão de ajudar e fazer parte de uma instituição como o Bombeiros é enorme. “Para ser bombeiro é preciso ser abnegado, um apaixonado por aquilo que faz, porque dentre os milhares de bombeiros que já conheci, jamais vi algum, que tenha, mesmo que por um minuto só, se arrependido da opção que fez. É a realização de um sonho de criança” Afirma Fabrício.

Hoje em dia, o Bombeiro Comunitário está apto para auxiliar a defesa civil, pois sai do curso como agente de defesa civil nível II. Atualmente existem 30 Bombeiros Comunitários ativos e mais 17 alunos Bc’s em formação.

Os bombeiros comunitários, além de ajudar diariamente no quartel, em diversas ocorrências, ainda realizam trabalhos sociais como o Natal e Dia das Crianças.

Ação dos BCs no Natal. Sempre com apoio dos Militares.

Como ser Bombeiro Comunitário?

Bombeiros Comunitários em constante treinamento em várias ações.

Os interessados precisam cumprir uma capacitação mínima: o Curso Básico de Atendimento a Emergências (CBAE) e o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários (CFBC).

Após a conclusão de ambos os cursos com aproveitamento, além da obtenção de parecer favorável pela Coordenação do Serviço Comunitário do quartel onde o curso foi realizado, o participante será declarado “Bombeiro Comunitário”, quando poderá atuar como voluntário nas viaturas da Corporação, com base na Lei 9.608/98 (Lei Federal do Voluntariado) e na Lei Complementar nº 17.202/17, auxiliando o efetivo militar.

Durante o exercício do serviço voluntário, o Bombeiro Comunitário utiliza uniforme específico, predominantemente na cor verde e detalhes em vermelho, o distinguindo dos demais agentes de segurança pública.

O Bombeiro Comunitário ativo poderá atuar também como brigadista particular em todo o estado de Santa Catarina, seguindo rigorosamente Incêndio do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, que trata sobre Brigada de Incêndio nas Instruções Normativas do CBMSC. O Bombeiro Comunitário que atuar como Brigadista Particular deverá seguir a Instrução Normativa nº 28 da Diretoria de Segurança.

Ordem das turmas de BCs em São Joaquim:

Primeira Turma – ano 2000
Segunda turma – 2001
Terceira Turma – 2003

 

Aconteceu uma Turma em 2005

Quinta Turma – 2009
Sexta Turma – 2015
Sétima Turma- 2016
Alunos da Oitava Turma – Em formação – 2019