Se em 2020 a possibilidade de programar qualquer escapada foi dificultada pela pandemia, este ano tudo indica que será possível contar com alguma previsibilidade – a ênfase, aqui, é no “alguma”. Se a questão do momento for programar, melhor que seja uma viagem próxima de casa, idealmente feita de carro e, sobretudo, que possa ser remanejada caso eventuais quarentenas sejam instituídas. Viagens ao exterior não estão recomendadas por enquanto: além de fronteiras fechadas, a exigência de teste de covid para retornar ao Brasil dificulta e encarece qualquer planejamento.

Ainda que o Carnaval tenha sido cancelado em quase todas as capitais, a data será ponto facultativo no serviço público federal e o cenário é propício para que se inclua os dias 15, 16 e 17 de fevereiro na conta. Já os festejos de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador estão, em princípio, marcados para o período de 8 a 11 de julho (coincidirá com o feriado de 9 de julho em São Paulo), mas nada foi oficializado sobre feriados durante o período.

Roteiros para os feriados prolongados

Os feriados nacionais prolongados do ano são Paixão de Cristo, que cai numa sexta-feira (2 de abril), e Proclamação da República, que cai numa segunda-feira (15 de novembro).

Abril é a última chance para aproveitar o litoral de Santa Catarina antes do frio: os dias seguem ensolarados e sem muvuca em Florianópolis, Bombinhas e Garopaba. O Litoral Norte de São Paulo é também uma opção.

Em setembro, tudo indica que teremos melhores prognósticos acerca da vacina e quem sabe uma viagem com deslocamento mais longo possa ser colocada nos planos, como Chapada dos Veadeiros, Chapada Diamantina e Jalapão.

Há destinos que funcionam em qualquer época do ano, como é o caso das serras próximas à São Paulo (Campos do Jordão, Cunha, Monte Verde, São Francisco Xavier e São Bento do Sapucaí); serra fluminense (Petrópolis); Bento Gonçalves e São Joaquim; cidades de Minas Gerais (Tiradentes, Ouro PretoConceição do Ibitipoca e norte de Minas) e Foz do Iguaçu. Confira outros roteiros no nosso Índice de Destinos.

Feriados nacionais

2 de abril, sexta-feira: Paixão de Cristo (domingo de Páscoa no dia 4 de abril)

21 de abril, quarta-feira: Tiradentes

1º de maio, sábado: Dia Mundial do Trabalho

7 de setembro, terça-feira: Independência do Brasil

12 de outubro, terça-feira: Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro, terça-feira: Finados

15 de novembro, segunda-feira: Proclamação da República

25 de dezembro, sábado: Natal