A Prefeitura de São Joaquim, através da Secretaria Municipal da Saúde, informa que a cidade já está preparada para iniciar a vacinação contra a Covid-19 ainda nesta semana. De acordo com a logística prevista pelo Ministério da Saúde e pelo Governo de Santa Catarina, os primeiros lotes da vacina irão chegar nesta segunda-feira (18) em Florianópolis e em seguida serão encaminhadas para as regionais de Saúde.

 

No caso de São Joaquim, a vacina deverá chegar entre quarta ou quinta-feira e será imediatamente disponibilizada para o grupo da 1º Fase da Vacinação, através do sistema de Drive Thru. “Temos que acreditar na ciência e ter esperança que a vacinação vai ser efetiva! O município de São Joaquim está preparado para as ações seguindo o protocolo Federal e Estadual de imunização,’’ destacou o prefeito Giovani Nunes.

 

Na primeira fase, a previsão é imunizar as pessoas dos grupos prioritários que são Trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos e pessoas acima de 60 anos acamadas, já que São Joaquim não possui asilos e nem população indígena. A vacina contra a Covid-19 será disponibilizada em São Joaquim assim que o município receber as doses que estão sendo encaminhadas pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde, no sistema drive-thru na Unidade Básica de Saúde Araucária na Rua Paulo Bathke nº 193 no Centro para idosos a partir de 75 anos. E na Unidade Central (ao lado da APAE) para os trabalhadores da área da saúde

Quem será humanizado nessa primeira fase

– Trabalhadores da saúde que atuam em hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.

– Médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e biólogos, biomédicos, farmacêuticos ,odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, serviços sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus auxiliares técnicos.

– Trabalhadores de apoio serviços da Saúde, recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros, auxiliares motoristas de ambulância e cuidadores de idosos e doulas/parteiras.

– Funcionários do sistema funerário que contém o contato com cadáveres potencialmente contaminados Idosos a partir de 75 anos ou pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos (acamados).

Para a vacinação contra a Covid-19 é necessário que as pessoas, que fazem parte dos grupos prioritários, apresentem o Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) no momento do atendimento.

Etapas da vacinação

– Estão programadas quatro fases de vacinação, conforme prevê o Ministério da Saúde (MS):

1ª fase: Trabalhadores da saúde, população idosa a partir de 75 anos de idade e pessoas com 60 anos ou mais (acamadas);

2ª fase: Pessoas com 60 a 74 anos de idade; 3ª fase: Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas e cardiovasculares, entre outras);

4ª fase: Professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional;