O município de São Joaquim, assinou na tarde desta quinta-feira (13), o programa Defesa Civil nas Escolas. A ideia é preparar o cidadão por um futuro melhor, visando a incorporação da temática Defesa Civil na Escola, capacitando alunos e professores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na gestão de risco de desastres junto à comunidade e a Defesa Civil de seu município.
Estavam presentes no gabinete do Prefeito Giovani Nunes, o coordenador regional de Defesa Civil, Marcelo Minussi, a vice-Prefeita Ana Melo, os Vereadores Fernando, Mario Eron, Dione, Ana Matos e Teodoro. Além de secretários municipais e o coordenador municipal da Defesa Civil Fabricio Farias.
Em São Joaquim, todas as escolas municipais vão receber o projeto, com alunos entre 12 a 14 anos, do 7º ano. Nessa primeira etapa, os professores serão treinados pela equipe da Defesa Civil. A formação dos alunos terá duração de 04 meses, com encontros quinzenais, e será organizada em 04 módulos, totalizando 08 encontros, contemplando conteúdos de gestão de risco e outros temas afins.
A metodologia será participativa, lúdica e interativa, permeada pela relação teórica-prática em todas as abordagens, utilizando-se de exercícios práticos, gincanas, mutirão, simulado, visitas de campo, elaboração de projetos de prevenção comunitários, entre outros culminando com a criação de um Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil para dar continuidade ao projeto no âmbito escolar e comunitário.
Para Marcelo Minussi, Coordenador de Defesa Civil na Serra, esse programa irá envolver os jovens e ensinar o que é a Defesa Civil. “Isso visa mostrar o que faz o órgão, levando informação para os pais e mostrando técnicas para prevenção” explica.
O Prefeito Giovani Nunes, comentou que esse incentivo a educação é de grande importância, pois todas as escolas vão receber essas aulas com instrução da Defesa Civil. “Realmente é mais um incentivo a educação escolar, onde o município vem sempre buscando os melhores programas em educação, sem dúvidas um ótimo programa” frisa o Prefeito.