[dropcap]A[/dropcap] Câmara de Vereadores, votou na tarde desta segunda-feira (02), o projeto de Lei nº 41/2018, que autoriza o poder executivo a fazer um repasse para a associação beneficente Bento Cavalheiro, com o intuito de ativar novamente o sobre aviso obstétrico.
Depois de um pedido de vistas do Vereador Clodoaldo Costa (PPS), no último dia 27 de junho, com o intuito de analisar com mais detalhes o projeto junto as comissões, finalmente a lei foi votada, sendo aprovada por 6 a 2. Os vereadores que votaram contra foram Ilton Carvalho (PT) e Admir Nunes (PMDB).
Com a aprovação, a Prefeitura poderá passar até R$ 150 mil reais para a associação Bento Cavalheiro, parte desse dinheiro será para urgência e emergência e outra para sobre aviso em obstetrícia. O executivo municipal trabalhou para que essa lei fosse votada rapidamente, com a convicção que o serviço médico fosse habilitado o quanto antes. “Hoje foi um dia histórico na cidade, sabemos da dificuldade das gestantes, agora vão ter todo o respaldo e monitoramento feito pelo SUS, agora as famílias vão ficar tranquilas, isso não foi promessa de campanha, isso é uma questão de saúde pública, de necessidade, queremos reduzir o índice de mortalidade na cidade, vamos vencer essa batalha e melhorar os nascimentos em nossa cidade ” salienta o Prefeito.
Para o presidente da associação Bento Cavalheiro, anexo ao Hospital Sagrado Coração de Jesus, João Paulo de Jesus, os trabalhos eram para ter iniciado no dia 1º de julho, mas com o pedido de vistas, vai iniciar no máximo até dia 5 de julho. “Como os tramites da assinatura de contrato e reuniões técnicas serão essa semana, vamos definir as datas de início, regras e escala para o serviço ” explica João.
Para quem realmente precisa do serviço, as gestantes da cidade, essa ação foi uma vitória para comunidade e para todas as futuras mães, que poderão ter seus filhos em São Joaquim, como conta a gestante Ana Paula Macedo, que já precisou dos trabalhos de obstetrícia em São Joaquim. “Demorou para acontecer, mas foi conquistado, estou saindo de alma lavada, agora vai ajudar várias mães e bebês da cidade, foi muito bom isso acontecer” comenta Ana Paula.
O serviço será de urgência e emergência obstétricas, com o programa nascer bem em São Joaquim. Esse projeto visa atender gestantes oriundas do SUS (Sistema único de saúde), com o acompanhamento dos profissionais de saúde do programa.
Os médicos que farão parte do plantão serão os obstetras Dr. Leonardo e Dr. Douglas, os pediatras Dr. Nestor. Dr. Henrique e Dra. Ingridi e os anestesistas ficará pela empresa MM serviços médicos.