SEGUNDA-FEIRA 16/07/2018

SEMANA QUENTE AO LONGO DE SC!

FRIO RETORNA COM TUDO A PARTIR DE SEXTA-FEIRA A TARDE SE PROLONGANDO PARA O SÁBADO E DOMINGO – INTENSA MASSA DE AR POLAR!!!

TEMPO EM SC: Sol com aumento de nuvens durante o turno da manha com chance de pancadas de chuva e eventuais trovoadas (raios) nas regiões que fazem divisa com o RS no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e forma mais abrangente ao longo do Planalto Serrano e Litoral Sul devido à aproximação de uma frente fria.Risco de temporal isolado com raios, granizo e ventania. O fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Amazônica (Jato de Baixos Níveis) em combinação com uma perturbação na média de alta troposfera (ondas curtas em 5 a 10 km de altitude) somado a uma frente fria em superfície, potencializam muitas áreas de instabilidades em boa parte das regiões do estado durante o turno da tarde e noite com destaque para as regiões do Planalto Serrano e Litoral Sul. Nas demais regiões do Vale do Itajaí, Planalto Norte, Litoral Norte e Grande Florianópolis, sol com aumento de nuvens e com possibilidade de pancadas de chuva mal distribuídas no decorrer da tarde e noite podendo passar sem chuva em vários pontos.

►TEMPERATURA: Elevada em todas as regiões com gradual amenização no decorrer da tarde e noite. O ar frio e mais denso vai se acumular em Fundos de Vales e pontos de Baixadas durante a madrugada e amanhecer ocasionando mínimas entre 11 a 16ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Já no Planalto Sul, mínimas entre 8 a 15ºC. No topo da Serra, temperatura mínima entre 6 a 10ºC. Nas regiões do Litoral e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 13 a 16ºC. No decorrer do dia os termômetros não sobem muito em função da maior cobertura de nuvens e chuva, com máximas entre 20 a 23ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul. Já no Planalto Sul máximas entre 16 a 21ºC. Já no Litoral Norte, Planalto Norte e Vale do Itajaí. O sol aparece mais em relação as demais regiões e com isso as máximas fim mais elevadas oscilando entre 26 a 28ºC. Na Grande Florianópolis a temperatura na marca dos 24 a 26ºC. Ao longo da noite, temperatura fica mais amena em torno dos 14 a 16ºC na maioria dos municípios.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a noroeste ao longo do dia nas regiões do Oeste ao Planalto Serrano trocando de direção para o quadrante sudoeste a sudeste com velocidade média entre 10 a 15 km/h, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 40 a 50 km/h ao longo de SC. Já na Faixa Litorânea, o vento é predominante do quadrante sudoeste a sul ao longo do dia, com rajadas de 30 a 45 km/h.