►TEMPO EM SC: O padrão de circulação de ventos anticiclônicos na média e alta troposfera (5 a 10 km de altitude) em combinação com um sistema de alta pressão em superfície (massa de ar seco e menos aquecido) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas em praticamente todo o estado catarinense sobretudo entre os setores do Oeste, Meio Oeste, Litoral Sul e Planalto Serrano garantido o predomínio do tempo firme e ensolarado (céu azul) com poucas variações de nuvens ao longo do dia. Apenas entre o Litoral Norte, Grande Florianópolis e alguns pontos do Vale do Itajaí que o padrão do escoamento de ar frio e úmido proveniente das regiões marítimas (umidade vinda do mar) promove uma grande quantidade de nuvens com eventual chuva e garoa mal distribuída entre a madrugada e parte da manha, alternando com grandes períodos de sol ao longo do dia. Formação de nevoeiros densos no amanhecer ao longo de SC se dissipando gradualmente ao longo do período da manha. Persiste a condição de geada ampla entre a madrugada e inicio do dia no topo da Serra Catarinense.

►TEMPERATURA: Ressalta-se que o ar mais frio vai se concentrar em pontos de baixadas, fundos de vale e encostas durante a madrugada e amanhecer.  Mínimas na marca dos 3 a 5ºC em alguns municípios do Extremo Oeste (Maravilha, Modelo, São Miguel da Boa Vista – pontos de baixadas), 5 a 9ºC no Oeste, Meio Oeste e parte do Planalto Norte e alguns municípios do Planalto Sul. No topo da Serra com destaque para as cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e algumas áreas de Urubici (Distrito de Vacas Gordas e Mundo Novo), temperaturas permanecem baixas oscilando entre -3 a 0ºC com formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer. No Litoral Sul os termômetros oscilam entre 7 a 11ºC no começo do dia. Entre a Grande Florianópolis, Litoral Norte e Vale do Itajaí, mínimas em torno de 13 a 15ºC. O maior predomínio do sol promove temperaturas mais elevadas durante o turno da tarde, com máximas entre 24 a 26ºC no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. Entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, máximas oscilando entre 22 a 25ºC. Nas regiões do topo da Serra, máximas variando entre 16 a 20ºC.

►VENTO: Predomina o vento do quadrante nordeste a noroeste, com rajadas ocasionais de 35 a 40 km/h entre a Faixa Litorânea e Planalto Serrano e oscilando entre 15 a 20 km/h nos setores do Oeste e Planalto Norte.

► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9