[dropcap]O [/dropcap]Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) através da Administração Regional de Santa Catarina, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (FAESC), está com inscrições abertas para o processo seletivo do curso Técnico em Agronegócio, na modalidade semipresencial, até o dia 9 de fevereiro. A oferta é de 200 vagas nos polos de Araranguá, Canoinhas, Fraiburgo, São Joaquim e Seara, podendo receber alunos de todo o Estado. Totalmente gratuito, o curso é oferecido em parceria com os Ministérios da Educação (MEC) e da Agricultura e Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Antes de efetivar a inscrição pelo site http://etec.senar.org.br/, os candidatos devem ler o edital atentamente, pois o sistema aceita somente uma inscrição por CPF. O processo de seleção será online por meio de análise curricular. No ato da inscrição, o candidato deverá anexar o histórico escolar e indicar o polo de ensino para participar das aulas presenciais.

A coordenadora estadual do curso Katia Zanela explica que terão prioridade de acesso às vagas agricultor familiar ou médio produtor e técnicos de assistência técnica e extensão rural. Os candidatos que não apresentarem documentação que comprovem esse vínculo com o setor agropecuário vão concorrer às vagas como público geral.

O curso Técnico em Agronegócio é reconhecido MEC e pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Tem carga horária de 1.230 horas, divididas em 80% a distância e 20% com aulas presenciais, no polo indicado pelo candidato aprovado. “O conteúdo das aulas é disponibilizado na internet e reforçados pelas videoaulas e o material impresso. Além disso, nos encontros presenciais os alunos têm acesso a visitas técnicas em propriedades rurais para conhecer a realidade do agronegócio catarinense”, observa o superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi.

O principal desafio do Técnico em Agronegócio é aumentar a eficiência do mercado agrícola e industrial. Por meio de técnicas de gestão e de comercialização, o profissional atua na execução de procedimentos para planejar e auxiliar na organização e controle das atividades de gestão do negócio rural.

Para mais informações entre em contato via 0800 642 0999, e-mail [email protected] e nos polos de apoio presenciais.

         EM SANTA CATARINA

         O presidente do Sistema FAESC/SENAR-SC José Zeferino Pedrozo comemora a excelente adesão no Estado. Atualmente temos dez polos presenciais, em Araranguá, Braço do Norte, Campo Alegre, Canoinhas, Fraiburgo, Rio do Sul, São Joaquim, São José, São Miguel do Oeste e Seara. Para participar é preciso ter o Ensino Médio completo e se preparar para a prova de seleção, uma vez que a concorrência é acirrada. O candidato escolhe o polo a qual pretende frequentar no ato da inscrição”, orienta.

        Pedrozo destaca ainda a qualidade dos técnicos em agronegócio formados pelo curso. “Eles têm um papel fundamental de transformação do meio rural levando aos produtores técnicas inovadoras e sustentáveis com uma visão empreendedora auxiliando na melhoria da qualidade de vida e da rentabilidade no meio rural. Fazem parte da construção do futuro do agronegócio de nosso Estado o qual possui grande destaque no País”, complementa. 

 

MARCOS A. BEDIN