SEGUNDA-FEIRA 06/08/2018

 

TEMPO: Uma massa de ar seco e frio (centro de alta pressão continental) inibe o processo de formação de nuvens carregadas em todas as regiões, promovendo tempo firme com presença de sol e poucas nuvens ao longo do dia. Períodos de muitas nuvens com céu parcialmente nublado se fazem presentes em algumas áreas de SC, com destaque para o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Planalto Norte e Grande Florianópolis exclusivamente entre a madrugada e manha devido à consistência da corrente de jato subtropical (ventos fortes em níveis superiores da atmosfera) provocando a permanecia de nuvens altas (cirrustratus) e variação de nuvens médias e baixas. Algumas áreas de SC, ocorrem momentos de céu claro (céu azul) com destaque para os municípios do Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte. Nos setores da Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, formação de geada isolada nas primeiras horas da manha. O ar frio e úmido concentrado na baixa troposfera, possibilita a formação de nevoeirosdurante o amanhecer em algumas áreas Oeste ao Planalto Serrano incluindo pontos do Litoral Sul e Vale do Itajaí se dissipando gradualmente ao longo da manha.

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado com formação de geada ampla em algumas áreas do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e de maneira mais isolada no Alto Vale do Itajaí, Planalto Norte e Grande Florianópolis incluindo fundos de vales e pontos de baixadas. Mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 3 a 5ºC no Extremo Oeste, 2 a 4ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas áreas mais altas do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste com destaque para os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Videira a temperatura mínima pode variar entre -1 a 1ºC no inicio do dia. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre -4 a -2ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 4 a 7ºC. Nos setores da Grande Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí, mínimas entre 3 a 5ºC no amanhecer. Temperaturas máximas parelhas durante a tarde, em torno de 17 a 20ºC na maioria dos municípios.

​​

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado com velocidade média de 15 km/h e rajadas ocasionais variando entre 30 a 35 km/h.