É bom aproveitar a terça-feira (13) de calorão na Serra Catarinense. O dia pode ter temperaturas próximas aos 30ºC ou até ultrapassar. Porém, devido a esse calor e uma passagem de frente fria por Santa Catarina, a quarta-feira deve ser marcada por chuva.

A Epagri/Ciram alerta para alto risco de temporais localizados com chuva forte, descarga elétrica, granizo e rajadas de vento acima de 60 km/h, começando pelo Oeste e Sul do Estado no decorrer da madrugada e manhã, e nas demais regiões a partir da tarde.

Entre terça e quarta (14), há alerta da estação meteorológica de temperaturas extremamente altas. As temperaturas máximas previstas pelo modelo atmosférico WRF, para os próximos dois dias, são comparadas com as temperaturas que ocorreram nos últimos anos (climatologia) na mesma época do ano.

A condição Sem Aviso significa que o valor de temperatura máxima prevista está em torno ou abaixo da média. As condições temperatura máxima alta, muito alta e extremamente alta, significam que os valores acima da média são atípicos e de baixa probabilidade de ocorrência.

O engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, explica que o calor se deve a uma massa de ar quente e que as temperaturas elevadas são normais para o período. Diz, ainda, que novembro é normalmente um mês com tempo seco.

Mas também faz alerta de temperaturas muito altas. “Teremos máximas muito altas na quarta-feira no Litoral e Vale do Itajaí. Intensa massa de ar quente com características tropicais atuando em SC no decorrer da terça e quarta-feira. Máximas entre 32/37°C nestas áreas com pontuais entre 37/40°C. O amanhecer de quarta ainda será quente em todo Estado, muitas cidades com mínimas entre 22/25°C. Frente fria no decorrer da tarde/noite com chuva, trovoada e risco de temporal com queda de temperatura de noite”

Tendência de 17 a 26 de novembro de 2018

Nos dias 17 e 18 voltam a ocorrer pancadas de chuva em todas as regiões, devido ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil. Depois disso, a previsão é tempo mais firme com dias de sol e temperatura mais elevada em SC.

Fonte: CL Mais