Com as dificuldades do desafio que está sendo a operação de Brumadinho MG, Santa Catarina está enviando Bombeiros Militares especialistas em técnicas de resgate e intervenção em áreas de deslizamento.

De Lages já foi convocado o soldado Rangel para ajudar na busca com cães. De São Joaquim, foi convocado o soldado André Fortuna Figueiredo de Souza, que atua na 2ª companhia do 5 batalhão de bombeiros militar.

Soldado Fortuna tem 26 anos, é mergulhador instrutor de busca terrestre do Corpo de Bombeiros e um dos integrantes da força tarefa (FT) do 5ºBBM desde de 2017.  “Já atuei em algumas missões pela força tarefa,  estou lisonjeado em ser convocado para atuar nessa missão e espero pode fazer a diferença, cumprir com o meu dever e confortar as família das vítimas e população Mineira.” explica André Fortuna.

André fará parte de uma guarnição composta por militares de todo estado de SC, sendo que para compor esta primeira equipe com integrantes do 5ºBBM estão escalados os seguintes bombeiros militares: 1º Ten Rubens e Cb Giovane da 3ªCia, Sd Fortuna da 2ªCia e Sd Diego da 1ªCia.