[dropcap]O[/dropcap] Supermercado Zabot iniciou suas atividades em São Joaquim no ano de 1964, com uma pequena mercearia no centro da cidade. Nesta época, ela era uma empresa individual, comandada pelo fundador, Alcides Zabot, que contava com o auxílio dos filhos para tocar o pequeno negócio, fazendo a empresa uma organização familiar.
Depois de uma década, o pequeno empreendimento já possuía dois funcionários, além do dono e seus dois filhos. Nesta época, a mercearia vendia produtos alimentícios, calcados, fertilizantes, tecidos, enfim, era um armazém de secos e molhados.
Em 1972, acorre a abertura da primeira filial do Supermercado Zabot, mas devido a situação econômica da cidade, logo foi fechada. Em 1978, a empresa de familiar foi mudada para sociedade limitada, devido a aposentadora do fundador, Alcide Zabot, onde a empresa foi dividida em: Silvio e Osmar com 20%, Romário e Dircilei com 10% cada; e o patriarca com 40%.
Durante esse período, foi construído o deposito, que até hoje abriga as mercadorias. Um ano depois, o Supermercado passou por nova ampliação, com a locação e posterior aquisição de mais duas salas comerciais, vizinhas a que a empresa já possuía.

Em 1987, a empresa abriu uma filial, mas esta, por falta de estudo de localização adequada, foi desativada. Um ano depois, surgiu à oportunidade de compra de um supermercado da concorrência, fato que proporcionou a reabertura da filial em um ponto mais atrativo. Essa filial esteve em atividade até 1996, quando foi desativada com a abertura com um maior espaço físico, na Rua: Marcos Batista, inaugurada em março de 1996 com mais de 1000 metros de área de venda, onde funciona a loja 01 até os dias de hoje.

O crescimento

Loja 2 em São Joaquim

Em 2015, a nova filial do Supermercado Zabot abriu suas portas na rua Sebastião Furtado, marcando os 50 anos, sendo um passo importante na história do supermercado permitindo ampliar seus negócios. Esta loja, que é um braço forte, além de ser ais uma opção em São Joaquim, ainda colabora na geração de mais empregos e economia da cidade.
No ano de 2018, um grande passo foi dado pela família do Zabot, onde expandiu seus negócios mais além de São Joaquim, abrindo as portas de uma nova loja na Cidade de Otacílio Costa, com uma ampla variedade de produtos, levando o bom atendimento e qualidade para a Serra Catarinense. Segundo Eduardo Zabot, jovem empreendedor, afirma que isso é um novo sonho com novas metas a serem realizadas. “Estamos vivendo um sonho um sonho de muito trabalho e para mais trabalho, mas acredito que essa foi a maior herança que recebi, foi do trabalho e aprendi a gostar daquilo que faço e ver os frutos de todo esse sacrifico me faz acreditar que estamos no caminho certo” salienta Eduardo, hoje o Supermercado Zabot emprega mais de 100 pessoas entre suas lojas, sempre acreditando que São Joaquim pode mais e mostrar que todos temos a capacidade, basta acreditar.

Loja 3 em Otacílio Costa

Centro Administrativo Alcides Zabot 

Pensando ainda mais no crescimento e desenvolvimento de São Joaquim, os empreendedores do Zabot estão construindo um centro administrativo, que além de comportar os escritórios do supermercado, irá contar com salas para diversos seguimentos em um só lugar. O centro administrativo batizado de Alcides Zabot, vai contar com salas amplas para advogados, contadores, entre outros profissionais, além de salas de reunião para diversas ocasiões, tudo pensado para o desenvolvimento e crescimento de São Joaquim.
O supermercado Zabot, que veio de uma empresa familiar, está a 54 anos desenvolvendo e fazendo história em São Joaquim e na Serra Catarinense.