O TEMPO MUDA COM O INGRESSO DE UMA PASSAGEM DE UMA FRENTE FRIA NO FINAL DE SEMANA!

QUINTA-FEIRA 30/08/2018

TEMPO: Uma massa de ar seco e quente (sistema de alta pressão), promove tempo firme com presença de sol, calor em todas as regiões alternando com alguns períodos de maior nebulosidade ao longo do dia (nuvens altas do tipo cirrus – rabo de galo). O ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera promove a formação de nebulosidade baixa entre a madrugada e parte da manha em algumas áreas do Planalto Serrano, Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis se dissipando rapidamente dando lugar predomínio do sol com algumas variações de nuvens no decorrer do dia. Nevoeiros no amanhecer em alguns municípios do Oeste e Serra, Litoral Sul. Um dia típico de verão, com temperaturas em progressiva elevação onde fazCALOR (calor pré-frontal) com máximas acima dos 30ºC no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Litoral Sul.

​►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 16 a 19ºC no Extremo Oeste, 15 a 18ºC no Oeste, 12 a 15ºC no Meio Oeste, 7 a 11ºC no Planalto Serrano. No Planalto Norte, mínimas entre 13 a 16ºC. Entre o Vale do Itajaí, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 15 a 16ºC. Ao longo do dia, faz muito calor e os termômetros atingem facilmente 32 a 35ºC no Extremo Oeste, 30 a 34ºC no Litoral Sul, 29 a 32ºC no Oeste, 29 a 31ºC no Meio Oeste e 26 a 29ºC no Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas oscilando entre 29 a 30ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 10 a 20 km/h. Rajadas ocasionais de 35 a 45 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste, Serra e Litoral Sul. Entre o Costão da Serra e alto mar rajadas de 60 a 80 km/h.

————————————————————————————————————–

SEXTA-FEIRA 31/08/2018

TEMPO: Sol com aumento de nuvens pela manha nos municípios do Oeste ao Sul do estado com sensação de abafamento. Áreas de instabilidades associadas à aproximação de uma frente fria, promovem pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas (raios) nos setores do Extremo Oeste, Oeste Meio Oeste, Planalto Serrano e Litoral Sul no decorrer da tarde e turno da noite. O fluxo de ar quente e úmido proveniente da região Norte do Brasil (Jato de Baixos Níveis – JBN), potencializa alguns núcleos de tempestades embebidas ao sistema frontal (frente fria). Risco de temporais isolados. Nas demais regiões próximas do estado paranaense incluindo o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Litoral Norte e Planalto Norte, sol com aumento de nuvens e com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no final da tarde e noite. Temperatura estável e sem muita variação entre o Oeste Sul do estado, oscilando entre 21 a 25ºC devido à chuva e a cobertura de nuvens. No Norte do estado, máximas próximas dos 30ºC.

​►TEMPERATURA: Mínimas oscilando pela manha entre 16 a 18ºC no Extremo Oeste, Oeste e na marcas dos 12 a 15ºC nos setores do Meio Oeste e Planalto Serrano. No Planalto Norte, mínimas entre 13 a 16ºC. Já no Litoral Sul, mínimas oscilando entre 15 a 17ºC. Entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte, mínimas na marca dos 14 a 17ºC. Ainda faz calor e os termômetros atingem facilmente 29 a 31ºC no Extremo Oeste, 25 a 27ºC no Litoral Sul, 27 a 30ºC no Oeste, 26 a 29ºC no Meio Oeste e 24 a 26ºC no Planalto Serrano. Entre o Vale do Itajaí, Planalto Norte, Grande Florianópolis e Litoral Norte, máximas oscilando entre31 a 33ºC.

​►VENTO: Atuante do quadrante noroeste a nordeste em todas as regiões com velocidade média entre 15 a 20 km/h. Rajadas ocasionais de 50 a 70 km/h podem ocorrer ao longo do Oeste e topo da Serra.

 ————————————————————————————————————–

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​ 

Sábado (01/09): Áreas de instabilidades associadas ao ingresso de uma frente fria e a formação de um centro de baixa pressão, provocam pancadas de chuva acompanhada de raios em todas as regiões. Risco de temporais isolados com granizo e ventania. Algumas aberturas de sol momentâneas ocorrem entre o Litoral, Oeste Planalto Norte e Planalto Sul. Temperatura mais baixa em relação aos dias anteriores em função da chuva e da cobertura de nuvens. Vento soprando do quadrante noroeste a norte, fraco a moderado com rajadas ocasionais de 50 km/h.

Domingo (02/09): A frente fria se afasta lentamente do estado provocando chuva com trovoadas entre a madrugada e manha em todas as regiões. O tempo melhora no decorrer da tarde com aberturas de sol ao longo da Faixa Litorânea, incluindo o Vale do Itajaí com chuva mais isolada. Céu nublado com chuvisco ocasional entre o Extremo Oeste e Planalto Serrano, intercalando com períodos de melhoria durante a tarde. Frio do Oeste ao Planalto Serrano, com máximas entre 12 a 14ºC. Previsão de ventos fortes durante a tarde e noite devido à aproximação de um ciclone extratropical sobre o Litoral Sul com rajadas acima dos 80 km/h.

Segunda (02/09): Nublado do Oeste ao Planalto com chuviscos mal distribuídos melhorando à tarde. Um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio) mantém tempo estável com presença de sol o dia todo em todas as regiões de SC. Formação de geada no amanhecer no topo da Serra Catarinense. Alguns nevoeiros se formam no Extremo Oeste e Sul de SC.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9