TERÇA-FEIRA 07/08/2018

 

TEMPO: O ar seco e frio (sistema de alta pressão continental) dificulta o processo de formação de nuvens carregadas em todos os setores de SC, mantendo tempo firme com presença de sol e pouquíssimas nuvens (céu claro) no decorrer do dia. Pequenos intervalos de maior nebulosidade se fazem presentes em momentos do dia. Faz frio em todo o estado com formação de geada ampla entre a madrugada e amanhecer nas áreas mais altas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Sul sobretudo em pontos de baixada e fundos de vales. Na Grande Florianópolis Serrana possibilidade de geada isolada nas primeiras horas da manha. O ar frio e úmido concentrado nas primeiras camadas da atmosfera em combinação com a incursão dos ventos predominantes do quadrante norte promovem a formação de nevoeiros durante o amanhecer em algumas áreas Oeste ao Planalto Serrano incluindo pontos do Litoral Sul e Vale do Itajaí se dissipando gradualmente ao longo da manha.

►TEMPERATURA: Baixa em todo o estado com formação de geada em algumas áreas com pontos de baixadas e fundos de vales do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano e Grande Florianópolis Serrana. Mínimas durante a madrugada e amanhecer na marca de 5 a 8ºC no Extremo Oeste, 4 a 7ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Nas áreas mais altas do Oeste, Extremo Oeste e Meio Oeste com destaque os municípios de Ponte Serrada, Faxinal dos Guedes, Irani, Água Doce, Chapecó, Maravilha, Xanxerê, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis e Videira a temperatura mínima pode variar entre -1 a 2ºC no inicio do dia. Já no topo da Serra (São Joaquim, Rio Rufino, Urubici, Urupema e Painel) os termômetros variam entre -1 a -3ºC. Já na Faixa Litorânea e Vale do Itajaí, mínimas oscilando entre 4 a 8ºC. Temperaturas máximas durante a tarde variando entre 23 a 25ºC no Extremo Oeste, 19 a 23ºC no Oeste assim como no Litoral Sul e 16 a 20ºC no Planalto Serrano. Já no Litoral Norte, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte as máximas oscilam entre 17 a 22ºC.

►VENTO: Atuante do quadrante nordeste a norte, fraco a moderado com rajadas de 35 a 40 km/h. Na maioria dos municípios a velocidade do vento média deve variar entre 10 a 15 km/h.

 —————————————————————————————————————-

QUARTA-FEIRA 08/08/2018

 

TEMPO: Aumento de nuvens em todas as regiões. Áreas de instabilidades associadas à aproximação de umsistema frontal (frente fria), favorecem pancadas de chuva acompanhadas de raios (trovoadas) primeiramente nos setores do Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano entre a madrugada e manha. Risco de temporais localizados com raios, granizo e ventania devido a perturbações de ondas curtas na média atmosfera (núcleos de instabilidades pré-frontais). Nas demais regiões, sol com aumento de nuvens pela manha. Entre a tarde e noite as instabilidades ganham espaço aos poucos e atingem o Planalto Norte e algumas áreas do Litoral e Vale do Itajaí, provocando aumento de nuvens com chuvas ocasionais e eventuais trovoadas. Queda acentuada da temperatura a noite do Oeste ao Planalto Serrano.

►TEMPERATURA: Termômetros oscilando durante a madrugada e amanhecer entre 11 a 13ºC no Extremo Oeste, 6 a 9ºC no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. No topo da Serra, mínimas entre -2 a 1ºC comformação de geada entre a madrugada e amanhecer. Ainda faz frio nos setores do Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte com temperaturas mínimas na marca dos 8 a 11ºC nas primeiras horas da manha. Temperatura na marca dos 24 a 26ºC à tarde no Litoral Sul. Nos setores do Oeste ao Planalto Serrano, máximas na marca dos 16 a 18ºC. Queda acentuada da temperatura à noite no Extremo Oeste, Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Queda brusca da temperatura nos setores do Oeste, Meio Oeste, Planalto Serrano durante a tarde e noite com o ingresso de um centro de alta pressão polar continental.

►VENTO: Soprando do quadrante sudoeste a sudeste fraco a moderado com velocidade média de 15 km/h e rajadas ocasionais variando entre 30 a 35 km/h.

—————————————————————————————————————-

TENDÊNCIA DO TEMPO PARA OS PRÓXIMOS DIAS​

Quinta-feira (09/08): A frente fria se afasta rapidamente de SC provocando variação de nuvens e chuva isolada entre a madrugada e inicio do dia nos setores do Planalto Serrano, Faixa Litorânea e Vale do Itajaí melhorando rapidamente com diminuição da nebulosidade e com predomínio de sol e poucas nuvens em função da influência de um centro de alta pressão (massa de ar seco e frio). Chuva e garoa ocasional entre a madrugada e amanhecer do Oeste ao Planalto Serrano devido o ar frio e úmido concentrado na baixa atmosfera melhorando gradualmente com presença de sol e poucas nuvens no final da manha e ao longo da tarde. Frio acentuado ao amanhecer do Oeste ao Planalto Serrano. Geada durante a noite nos pontos mais altos do Oeste ao Planalto.

Sexta-feira (10/08): Uma massa de ar seco e frio de origem polar (centro de alta pressão continental) favorece tempo firme com predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Formação de geada no Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC na maioria das regiões de SC com destaque para o Oeste e topo da Serra.

Sábado (10/08): Um centro de alta pressão continental (massa de ar seco e frio de origem polar) favorece tempo estável com predomínio de sol apenas entre poucas variações de nuvens. Formação de geada em algumas áreas do Oeste, Meio Oeste e Planalto Serrano. Termômetros que ficam próximos ou abaixo de 0ºC na maioria das regiões de SC com destaque para o topo da Serra.

 ► Piter Scheuer – Meteorologista – CREA/SC 154169-9