Foto: Wagner Urbano

O calor intenso que esquentou Santa Catarina na última semana já tem data para acabar, pelo menos por enquanto. Uma frente fria que chega ao Estado deve baixar as temperaturas e trazer risco de temporais em algumas regiões nos próximos dias.

Nesta terça-feira (24), o calor ainda permanece por causa de uma massa de ar quente e seca que age na região. Segundo a Defesa Civil, a baixa umidade pode, inclusive, trazer problemas à saúde, como dor de cabeça e desidratação. Por isso, vale manter a garrafa de água por perto.

Ainda nesta terça, há previsão de chuva para áreas do Oeste ao Sul do Estado e a Defesa Civil alerta para a ocorrência de ventos fortes.

Já na quarta-feira (25), Santa Catarina deve ter mais um dia de calor intenso em todas as regiões, com máximas de 33°C em Joinville e Chapecó. “A temperatura fica elevada, como acontece sempre antes da passagem de uma frente fria”, explica Laura Rodrigues, meteorologista da Epagri/Ciram.

Porém, no final da tarde de quarta, o tempo começa a mudar com a chegada de uma massa de ar frio ao Estado. Há chance de temporais em todas as regiões, mas principalmente no Oeste catarinense, entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira (26).

Tempo muda entre a noite de quarta e a madrugada de quinta em SC – Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoTempo muda entre a noite de quarta e a madrugada de quinta em SC – Foto: Defesa Civil/Divulgação

Laura explica que o volume de chuva não é significativo, mas que os temporais isolados podem trazer granizo e ventos fortes, acima de 60 km/h, capazes de causar algum estrago.

“Depois do frio que tivemos, o mês de agosto já tem mais jeito de primavera, com calor, temperaturas mais elevadas e possibilidade de temporais”, ressalta a meteorologista. Essas características, aliás, devem marcar o mês de setembro.

Na sexta-feira (27), o tempo começa a melhorar, embora ainda haja previsão de nebulosidade no Estado e chuva em Joinville. A temperatura também cai, com máximas na faixa de 25°C.

O fim de semana também deve ser marcado pela nebulosidade, com possibilidade de chuva na Grande Florianópolis e no Norte do Estado, estendendo-se ao Oeste.

Fonte: NDMAIS