sicred
Unifique
Granizo em São Joaquim – Foto Wagner Urbano

Temporais acompanhados de chuvas intensas devem ser observados em  Santa Catarina a partir das 15h desta quarta-feira (22), até às 9h desta quinta-feira (23). A condição deve-se a atuação de áreas de baixa pressão associadas a instabilidades presentes na atmosfera, diz a Defesa Civil.

O sistema tem início no Grande Oeste de Santa Catarina, e se desloca para as demais regiões entre a madrugada e a manhã de quinta. O risco para ocorrências associadas, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo é alta nas áreas em laranja:

Risco para ocorrências meteorológicas nas áreas em amarelo são moderadas e baixas nas áreas em verde — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDRisco para ocorrências meteorológicas nas áreas em amarelo são moderadas e baixas nas áreas em verde — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Veja a situação por região

Itajaí está em monitoramento — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDItajaí está em monitoramento — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Em Itajaí, a chuva não deu trégua. Entretanto, o fenômeno não foi acompanhado de estragos. Durante a madrugada, a Defesa Civil do município, junto à Epagri, emitiu um alerta para riscos de chuva de granizo na região.

Em Joinville, as más condições do tempo também persistem, mas a cidade segue sem a notificação de ocorrências relacionadas a isso. O mesmo se aplica à região de Blumenau.

Por sua vez, Chapecó, no Oeste catarinense, declarou situação de emergência devido às fortes chuvas de granizo que atingiram a cidade. A estimativa é de que cerca de 300 casas foram danificadas pelo granizo, em especial na área Sul de Chapecó.

As informações foram divulgadas pelo coordenador da Defesa Civil de Chapecó, Luciano Huning.

Precipitação nas últimas 24 horas

Nas últimas 24 horas, o maior volume de chuvas registrado em Santa Catarina foi no município de Concórdia. Ao todo, choveram 111 milímetros na cidade. Atrás, fica Joaçaba, com 110 milímetros. Em terceiro lugar vem o município de Piratuba, com 96 milímetros.

Precipitações por Santa Catarina nas últimas 24 horas — Foto: Defesa Civil/Divulgação/NDPrecipitações por Santa Catarina nas últimas 24 horas — Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND