[dropcap]N[/dropcap]ovidade no milenar mundo dos vinhos, a produção catarinense de vinhos de altitude ainda é pouco conhecida do público, mas aos poucos vai ganhando mercado. Produzidos em vinícola butique e com baixa escala, os vinhos da região de São Joaquim já se destacam em premiações e sua qualidade é crescente.

Eduardo Araújo, sommelier e proprietário do Wine Pub, atesta a evolução na qualidade dos vinhos produzidos aqui. O preço pode não ser o mais baixo das gôndolas, mas vale a pena experimentar alguns rótulos.

Para estimular quem ainda não provou  vinhos produzidos no Estado ou quer variar nas escolhas, Eduardo indica cinco rótulos que vale a pena conhecer.  Estão disponíveis em lojas especializadas ou nos endereços do The Wine Pub (Largo Benjamin Constant, 669 e Mercadoteca, no Passeio Primavera).

 

A seleção dos vinhos indicados pelo sommelier Eduardo Araújo. Foto Mariana Perassa

1- Thera Sauvignon Blanc
A Sauvignon Blanc é a uva que mais de adaptou na serra catarinense, então praticamente todas as vinícolas tem um Sauvignon Blanc de boa qualidade, então é uma uva certeira pra começar. Esse  acaba de receber prêmio. Aposte sem medo.

 2 – Thera Rosé
Começou com o rosé da Villa Francioni e hoje os rosés são símbolo da região e . Com a cor dos roses da Provence e garrafas diferenciadas, são elegantes e leves perfeito para dias de calor. Thera, Villa Francioni, Suzin, Villagio Bassetti.

3 – Palazzo Ducale, Leone di Venezia
Quando falamos de tinto, logo vem à mente Cabernet e Merlot, que talvez não sejam as melhores uvas pra nossa região. Em contrapartida, uvas italianas como Sangiovese, Montepultiano, tem se adaptando bem e tem potencial. Um dos que vale provar é este Palazzo Ducale.

4 – Pinot Noir, Suzin
É uma uva difícil , é mais caro reduzir , mas já temos umas safras boas. Vai bem inclusive com frutos do mar. Boa opção para quem quem fugir dos brancos.

5 – Montepoli, Villaggio Bassetti
Blend de Cabernet Sauvignon e Merlot, esse é um bom exemplo de vinho com as clássicas uvas tintas. Com passagem por barrica de carvalho. é um vinho     bastante frutado

Fonte: Site Laura Coutinho