[dropcap]I[/dropcap]niciou na noite de quinta-feira (15), na sede do Corpo de Bombeiros de São Joaquim, mais uma turma do Curso Básico de Atendimento a Emergências- CBAE.

Cerca de 45 pessoas iniciaram o curso, que tem duração de duas semanas.  O  principal objetivo é capacitar cidadãos da comunidade, orientando sobre como agirem em situações de emergência, atuando na primeira resposta e evitando ou minimizando consequências mais graves.

Entre as disciplinas do curso, estão noções de primeiros socorros, de percepção e gerenciamento de riscos, para extinção de incêndios, sobre sistemas preventivos contra incêndios e atuação inicial em acidentes.

O Curso Básico de Atendimento a Emergências é um pré-requisito para a realização do CAAE – Curso Avançado de Atendimento a Emergências. Onde então, o aluno será capacitado para a “Formação de Agente Comunitário de Proteção Civil Nível II”, capacitando-o no a atuar no auxílio da comunidade em emergências, podendo posteriormente, se aprovado, ingressar na atividade comunitária do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Ao final da aula inaugural, os alunos foram submetidos ao banho de batismo, onde enfrentaram uma temperatura de 0ºC.