O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina levou ao Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages, três veículos históricos da corporação. As raridades fizeram parte do 7º Encontro de Veículos Antigos e Clássicos, organizado pelo Veteran Car Club de Lages neste fim de semana (dias 3 e 4).

O evento beneficente destinado aos amantes de carros antigos contou com a participação do CBMSC e cerca de 600 expositores de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul, para um público de quase 20 mil pessoas. A taxa simbólica para a entrada no evento era 1kg de alimento não perecível, entregue posteriormente a entidades e famílias carentes do município.

 

05.08 ExposiçãoLages

No evento, foram expostos um Volkswagen Fusca ano 1974, que ainda está em atividade sob responsabilidade da Divisão de Tecnologia da Informação do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (DiTI);  uma Chevrolet Caravan ano 1990, réplica da primeira viatura Auto Socorro de Urgência (ASU) que deu início às atividades de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) em Blumenau e um veículo com tração animal, que carrega a primeira bomba de incêndio do CBMSC, datada de 1926.

De origem inglesa, a espécie de “carroça” funcionava com vapor produzido por carvão e operou no primeiro quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, em Florianópolis.

 

05.08 ExposiçãoLages2

 

Atualmente, o Fusca está no quartel do 1º BBM no bairro Estreito, enquanto a Caravan e a bomba a vapor estão expostos no Memorial do CBMSC no bairro Trindade, ambos em Florianópolis.

O veículo que carrega a bomba a vapor foi homenageado pela organização como um dos destaques do evento. Nos dois dias de exposição, a quantidade de visitantes foi significativa, contando com uma grande diversidade de veículos que representam a história diante de nossos olhos.

Créditos: Capitão BM Mateus Muniz Corradini
Centro de Comunicação Social