sicred
Unifique

[dropcap]A [/dropcap]sexta edição da Vindima de Altitude de Santa Catarina, evento já tradicional das vinícolas de Santa Catarina que produzem vinhos na região, será lançada no próximo dia 14, às 19h, na sede do SEBRAE/SC, em Florianópolis. Informa José Eduardo Bassetti, presidente da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, que este ano a Vindima vai de 1º a 31 de março envolvendo 14 vinícolas localizadas nos municípios de São Joaquim, Campo Belo do Sul, Urubici e Bom Retiro. Também fazem parte da Associação outras duas vinícolas – embora não participem desta Vindima – que são a Villaggio Grando, no Planalto Catarinense, e a Santa Augusta, no Centro do Estado.

Uma das novidades de 2019 é que a festa será realizada na Praça Central (Cezário Amarante) de São Joaquim, em espaço aberto onde haverá degustação de vinhos no primeiro final de semana de março. Nos finais de semana seguintes, os interessados poderão agendar visitas e acompanhar a colheita da uva nas próprias vinícolas. A abertura, na noite de 1º de março (sexta-feira), terá atrações culturais gratuitas e livre para todos os públicos.

Cada vinícola terá uma programação própria que inclui visitações, almoços e jantares harmonizados, sunsets e passeios. A agenda prevê outros shows, cursos, workshops e oficinas sobre a variedade de uvas cultivadas pelos produtores de vinhos de Altitude, análise sensorial de vinhos e características olfativas, visuais e gustativas de vinhos brancos e rosés de altitude.

A 6ª Vindima tem a presença confirmada das vinícolas Abreu Garcia, D’Alture, Hiragami, Suzin, Quinta da Neve, Leone di Venezia, Serra do Sol, Thera, Vivalti, Villa Francioni, Villaggio Bassetti, Villaggio Conti, Vinhedos do Monte Agudo e Pericó. A organização é da Associação, que tem 35 filiados em 10 municípios do Estado – alguns deles ainda à espera da maturação dos vinhedos ou em fase de testes dos vinhos produzidos.

A Vindima 2019 é realizada via Lei de Incentivo à Cultura, conta com patrocínio da OXFORD, ENGIE, TERROIR VILLAGGIO, SUPERMERCADO ZABOT e SOUSA CRUZ, e apoio do BRDE, PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOAQUIM, IFSC, SEBRAE e GOVERNO DE SANTA CATARINA. É uma realização do Secretaria Especial da Cultura – Ministério da Cidadania do Governo Federal.

UM MILHÃO DE TONELADAS

O presidente da Associação, José Eduardo Pioli Bassetti, proprietário da Villaggio Bassetti, prevê uma ótima colheita de uvas – que vai até maio -, estimando safra de um milhão de toneladas nas regiões produtoras dos vinhos de altitude.

Este ano marca o 20º aniversário dos primeiros plantios de parreiras nos campos de altitude da Santa Catarina. Cinco anos depois vieram os primeiros testes e, em 2005, os vinhos pioneiros, que evoluíram a ponto de o produto estar hoje nas gôndolas, restaurantes e casas especializadas de todo o Brasil. “Em 15 anos, nossos vinhos se tornaram referência em qualidade e ganharam prêmios nacionais e internacionais”, destaca Eduardo Bassetti, acrescentando que ele e sua Diretoria da Associação Vinhos e Vinícolas de Altitude de Santa Catarina, estão empenhados “na busca da nossa Indicação Geográfica, com o nome de registro ‘Vinhos de Altitude de Santa Catarina’”.

De acordo com o presidente da comissão de organização da Vindima, Acari Amorim, nos dois primeiros fins de semana de março, de sexta-feira a domingo, as vinícolas farão uma exposição de seus produtos na Praça Cezário Amarante, onde os visitantes poderão degustar os vinhos. Ele cita, dentre os motivos da boa safra, o bom clima, com chuvas regulares e sem geadas tardias. Proprietário da Vinícola Quinta da Neve, Amorim informa que no período escolhido para a Vindima muitas pessoas sobem a Serra ou vêm de outros estados, visitando a região na fase festiva da colheita da uva.