A educação de São Joaquim, SC, tem muito a comemorar. No dia 14 de agosto de 2024, o Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) referentes ao ano letivo de 2023, revelando um desempenho extraordinário da Escola de Educação Básica Municipal (EEBM) Jarbas Amarante Ferreira, localizada na Vila Boava.
A EEBM Jarbas Amarante Ferreira atingiu as maiores notas do IDEB dentre todas as escolas públicas de São Joaquim, tanto municipais quanto estaduais. Nos anos iniciais, a escola alcançou um IDEB de 6,4, a maior nota da série histórica do município. Nos anos finais, a escola também se destacou, atingindo um IDEB de 5,4, igualando o recorde histórico previamente atingido pela EEB Ary de Souza Borges em 2017.
Esses resultados impressionantes são atribuídos a uma combinação de fatores, incluindo a alta proficiência dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, aferida pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) nas turmas de 5º e 9º ano, além de índices positivos em relação à evasão escolar, retenção escolar e distorção idade-série.
Conforme os dados do INEP, os números da EEBM Jarbas Amarante Ferreira superam não apenas as médias estaduais de Santa Catarina, que são de 6,4 para anos iniciais e 5,2 para anos finais, mas também as médias nacionais, que estão em 6,0 e 5,0,
Os resultados obtidos refletem o compromisso inabalável de professores, colaboradores, familiares e alunos da EEBM Jarbas Amarante Ferreira com a educação de qualidade. Hoje, pelos indicadores do IDEB, a escola se consolida como a melhor instituição pública de ensino fundamental de São Joaquim.
Fonte: https://www.gov.br/inep/pt-br