Aconteceu na noite do dia 11 de Fevereiro, exatamente 120 anos após a inauguração do Clube Astréa, uma solenidade para marcar a data e mostrar as benfeitorias realizadas na centenária sociedade.

Fundado em 1899, após uma apresentação da Banda Mozart na cidade de Lages, o senhor Egydio Martorano, pessoa dinâmica e incansável, veio com uma ideia de fundar um clube na então São Joaquim da Costa da Serra. Reuniram-se várias pessoas da sociedade da época e convidaram para ser o primeiro Presidente o senhor Juiz de Direito Américo Cavalcante de Barros Rabello, gesto revelador de reconhecimento e respeito pela autoridade da época.

Para comemorar, sócios foram recepcionados no Clube, onde puderam participar de uma solenidade alusivas aos 120 anos, onde foram mostrados as reformas e construções realizadas no clube na gestão 2017/2019.

Na ocasião, foram inaugurados o Banheiro Feminino, Fraldário, galeria de fotos do ex-presidentes, placa comemorativa dos 120 anos e mostrado outras obras que estão seguindo no Clube. “Hoje o Clube Astréa vive uma data muito especial, e nós não poderíamos deixar de registrar este momento. Foi neste dia, há exatos 120 ANOS que o Clube ASTREA foi fundado em nossa cidade. São 120 anos de muitos Eventos, muitas alegrias, muitas histórias, que se entrelaçam com a história do nosso município” conta Marciano Bittencourt, presidente do Clube.

Logo após as solenidades um coquetel foi oferecido aos sócios da centenária sociedade.

Obras realizadas:

ÁREA CAMPESTRE

NO primeiro ano trocamos as caixas d agua da sede campestre, ainda de amianto, colocamos abaixo a cobertura da bocha que ameaçava desabar, compramos novas mesas, cadeiras, espreguiçadeiras,  boias espaguetes , boia salva vidas, fizemos nova pintura na sauna e na área da piscina, trocamos chuveiros, colocamos placas de orientação das normas de uso e da necessidade de exames e carteiras sociais obrigatórias. Para a temporada 2017/18 estava organizado.

GOTEIRAS

Problemas crônicos de goteiras em função do ponto da  cobertura, nos fazem até hoje substituir dezenas de placas anualmente em função do aspecto e dos estragos que a agua faz no material do teto.

OBRAS NA SEDE SOCIAL

Contratamos a  arquiteta Letícia Hugen que fez o projeto do Novo banheiro feminino, fraldário e da nova secretaria do Clube, que como podem ver ainda  está em obras e ficará pronta nos próximos meses. No Hall que dá acesso aos banheiros do clube, padronizamos o piso e rebaixamos a entrada, onde foi eliminado o pequeno degrau que antes existia,  para assegurar acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida . No banheiro masculino, também substituímos o piso e mudamos a parede principal, dando mais espaço ao banheiro feminino e também aproveitamos para levantar a altura dos mictórios.

QUADRO EX PRESIDENTES

Ainda no ano de 2018 contratamos os serviços do Michel Lignhague para digitalizar as fotografias do quadro dos ex-presidentes e incluir os novos nomes no quadro. Depois de um longo tempo de trabalho, temos hoje este belo quadro com todos os ex-presidentes que fizeram história em nossa sociedade.

CADEIRAS

Estamos em processo de recuperação dos assentos e das cadeiras do Salão Principal do clube. Esta ação está sendo realizada pela Diretoria através de mutirões e também com o apoio dos colaboradores do Clube.

PIANO

No início do ano de 2019 fizemos uma parceria importante através de um comodato de Uso do Piano pela escola de música Seifert, disponibilizando o Piano do Clube para Aulas de Música com descontos especiais para sócios e seus dependentes. O mesmo estava há muito tempo sem uso num canto do clube. No acordo se diretorias futuras optarem por trazer e usar o Piano no Clube, o mesmo será trazido imediatamente.

OBRAS DO RODRIGO DE HARO

Trouxemos ano passado uma especialista para avaliar o estado das Obras do Artista Rodrigo de Haro. Atualmente estamos em fase final de cadastramento do Projeto de recuperação destas Obras através de Recursos que serão captados através da Lei Rouanet que irá contemplar além da Restauração das Obras, o deslocamento em pares até Florianópolis, a adequação do espaço com proteção com vidros em frente as mesmas, além de um sistema amplo e completo de segurança e monitoramento.

SAUNA

Na sauna, nos próximos meses faremos a troca dos equipamentos da sauna seca e sauna a vapor, estes muito antigos, e obsoletos consomem muita energia elétrica.