[dropcap]N[/dropcap]os dias 16 e 17 agosto, aconteceu em São Joaquim o 34° Encontro de Apicultores e Meliponicultores no Parque da Maçã. O tema desse ano foi Apicultura: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental.O evento teve  uma programação específica para as associações de apicultores, a Assembléia Geral da FAASC. Paralelamente aconteceu a Expofeira, que chamou muita atenção pelas novidades da área. Mais de 20 empresas da área de insumos apícolas e equipamentos da Argentina, Rio Grande do Sul, Paraná, além de cerca de 14 empresas de Santa Catarina participaram do evento. A expofeira foi gratuita e aberta ao público, que teve acesso ao melhor da tecnologia de apicultura catarinense.

 

Na cerimônia de abertura, o Prefeito Municipal de São Joaquim, Giovani Nunes, fez o uso da palavra e parabenizou o evento:’’É uma grande honra poder ceder um evento deste porte em nosso município. Produzimos o melhor mel do mundo, portanto temos que ter responsabilidade e olharmos cada vez mais com carinho pra essa área tão importante. Queremos trabalhar lado a lado e ajudar no que for possível para o bem estar e desenvolvimento desta cultura riquíssima do mel!’’, pontuou o Prefeito.

 

Durante os dois dias, mais de 700 pessoas circularam pelo evento, que foi muito elogiado não só pela estrutura, mas pela dinâmica criada para o desenvolvimento. Especialistas de todo o Brasil puderam discutir sobre as problemáticas do nicho.