[dropcap]P[/dropcap]oliciais militares do Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam) de todo o estado de Santa Catarina concluíram o Treinamento Específico de Policiamento Tático com Motocicletas – nivelamento II. A formatura dos 30 PMs ocorreu na sexta-feira (6), no 6º Batalhão de Polícia Militar, em Lages.
Durante cinco dias, alunos de Lages, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Itajaí, Blumenau, São José, Chapecó e Concórdia receberam instruções táticas de policiamento em motocicleta com o major Maurício Gonçalves Viríssimo. “O treinamento contínuo faz com que o policial ganhe mais conhecimento porque ele pratica mais com exercícios e técnicas específicas para esse tipo de policiamento”.
No treinamento foram reproduzidas situações do dia a dia. Em 39 horas de aula os participantes tiveram atividades de prática de pilotagem on road e off road, noções de pilotagem de alto risco de policiamento e escolta. Os alunos passaram por uma simulação de uma fuga. “Neste exercício, as três motocicletas, sendo uma engarupada, tinham que acompanhar o fugitivo, fazendo transposição de obstáculos e desvios em velocidade acima de 100, 120 quilômetros por hora com frenagem muito forte”, conta o major.
As atividades foram desenvolvidas no 6º BPM, Kartódromo municipal, Aeroporto Regional Correia Pinto, pista Off Road no bairro Ferrovia e pista de motocross no acesso Norte da cidade.
Rocam
A Rocam tem como missão apoiar as Unidades Policiais Militares de área nas atividades de policiamento ostensivo, principalmente em áreas com maiores índices de criminalidade, além de atividades de Operações de Polícia Militar de Choque e escoltas motorizadas.
Catarinas Comunicação
Fotos: PM