(por Ateliê da Música S&G)

 

 

O que é uma orquestra? Qual sua contribuição como um ambiente de ensino e aprendizagem?

Uma orquestra é um agrupamento instrumental utilizado geralmente para a execução de música de concerto. A Orquestra favorece o desenvolvimento da criatividade, afetividade, imaginação, sensibilidade auditiva, promovendo um diálogo entre os músicos, dos músicos com o regente, também um diálogo com o arranjador, dos músicos com o público e por fim cada um consigo mesmo.

Segundo Mª Carolina L. Joly e Ilza Z. Joly (2011), um ambiente de orquestra cria oportunidades de construção de um conhecimento significativo, tanto para a área de educação musical como para a área de educação. .

Em pouco tempo de trabalho torna-se nítido, os benefícios da prática musical em conjunto, tanto pela prática em Orquestra Experimental, ou em núcleos de formação de orquestras com caráter visivelmente cultural, ou ainda em encontro de pequenos grupos instrumentais. Além da divulgação da música como um patrimônio cultural para a sociedade, este trabalho desenvolve em seus participantes a sociabilidade, afeto, inclusão, interação, desenvolvimento do senso coletivo e trabalho em equipe, entre outros elementos que fazem parte da formação do ser.

No Brasil existem inúmeros programas que ganham cada dia mais reconhecimento e trabalham para esse ideal. Podemos citar o Projeto Guri que acontece no Estado de São Paulo, o Projeto possui mais de 280 polos de ensino por todo Estado, tendo por objetivo formar crianças jovens em profissionais da Música que representam a sua cidade e fomentam a cultura do seu Estado pelo país e pelo mundo.

O acesso ao Projeto Guri é universal e gratuito, porém, a Amigos do Guri desenvolveu políticas e práticas com foco na inclusão e na atração e manutenção de alunos em situação de vulnerabilidade econômica e social.

A partir do momento em que passam a  integrar o Guri, os alunos recebem atenção que vai muito além do ensino musical, possuindo metas específicas relativas ao acompanhamento social das crianças, adolescentes e jovens atendidos, observando todas as condições que afetam a vida e o bem estar de cada um – incluindo educação, assistência social, saúde, habitação, cultura, lazer, trabalho e outros.

Para concretizar esse acompanhamento, as áreas de educação e de desenvolvimento social da Amigos do Guri atuam de forma integrada, por meio de ações complementares à prática musical, promovendo a integração dos alunos dentro de suas comunidades.

O Departamento de Artes da UFSCar – Universidade Federal de São Carlos – fundou e mantém como parte de seu programa de extensão, uma Orquestra Experimental formada por pessoas da comunidade. O objetivo deste projeto é conseguir recursos para manter o trabalho já constituído e ampliar o seu campo de atuação para crianças, jovens e adultos oriundos dos mais diferentes segmentos, sociais e econômicos da cidade de São Carlos.

Paralelamente ao trabalho desenvolvido pela Orquestra Experimental, a área de música do Departamento de Artes e Comunicações da UFSCar tem tentado ampliar as oportunidades de prática de orquestra para jovens e adultos provenientes de alunos de escolas públicas da cidade, provenientes na sua maioria, de bairros da periferia.

 

Partilhando do mesmo ideal o Ateliê da Música S&G em parceria com a Secretária de Turismo Sara Corêa – que nos cedeu o espaço “Casa do Turista”- deu início no dia 02 de agosto à suas atividades de prática instrumental coletiva em nossa cidade. Estes encontros acontecem a cada quinze (15) dias no local a cima citado, nas quintas-feiras a partir das 19:00 horas, os ensaios são abertos para apreciação pública sem custo algum.

Na página do facebook  https://www.facebook.com/ateliedamusicasg você pode conferir mais detalhes do primeiro encontro para prática instrumental coletiva do Ateliê da Música S&G.

 

 

 

 

Referências

 

SNYDERS, G. A escola pode ensinar as alegrias da música? Cortez editora. São Paulo, 1992.

 

JOLY, Mª Carolina L, JOLY, Ilza Z. Práticas musicais coletivas: um olhar para a convivência em uma orquestra comunitária, 2011. Disponível em:< http://www.abemeducacaomusical.com.br/revista_abem/ed26/revista26_artigo7.pdf >. Acesso em: 15 de ago. 2018.

 

GURI, Projeto. Princípios organizacionais, Disponível em <http://www.projetoguri.org.br/quem-somos/principios-organizacionais/> . Acesso em: 15 de ago. 2018.