CRÉDITO DAS FOTOS: Ricardo Pereira (Assessoria de Comunicação da OAB/SC)

O advogado Rafael Horn, da Chapa 81 – Advocacia Unida, venceu a disputa e é o presidente eleito da OAB/SC para mandato de 2019 a 2021. A eleição ocorreu nesta quarta-feira (28/11/2018) e contou com a participação de 24.305 advogadas e advogados em todo o Estado. A “Chapa 81 – Advocacia Unida”, encabeçada por Rafael Horn, recebeu 50,3% dos votos válidos, o que corresponde a 11.665 votos. A advocacia catarinense elegeu ainda a advogada Claudia Prudêncio para a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC). Na nominata eleita para o Conselho Federal estão os advogados Fábio Jeremias (Criciúma), José Sérgio Cristóvam (Florianópolis), Paulo Brincas (Florianópolis, atual presidente da OAB/SC), Sabine Müller (São José), Sandra Krieger (Blumenau) e Tullo Cavallazzi (Florianópolis). Outros 87 profissionais, entre titulares e suplentes, se elegeram para o Conselho Estadual (confira a lista completa). A posse dos eleitos está marcada para 1º de janeiro.

A Chapa 81 – Advocacia Unida apresentou à advocacia catarinense uma nominata com 75% de renovação nos nomes que disputam os cargos (Diretoria Estadual, Conselheiros Federais, Conselheiros Estaduais e Diretoria da CAASC) e com um mínimo de 30% de mulheres dentre o total de candidatos e candidatas. Para o advogado Rafael Horn, a vitória da Chapa 81 traduz a união da advocacia catarinense, que optou por um projeto coletivo voltado a uma OAB ainda mais eficiente, inovadora e inclusiva. “Pretendemos uma maior participação de toda a advocacia na instituição, incluindo mulheres e jovens, e aproximando todas as categorias da advocacia. Trabalhamos com amor no coração, com respeito e alegria, em uma campanha propositiva e limpa, baseada no debate de ideias e em propostas concretas e exequíveis, o que nos levou a esse resultado”, comemora Rafael Horn.

Ao longo de quase 40 dias de campanha, a Chapa 81 defendeu o debate propositivo sobre o futuro e propostas para a OAB/SC, sempre com posicionamentos a favor de uma campanha limpa, sem ataques ou uso de fake news. “O resultado desta eleição mostrou que é possível fazer política com respeito, com propostas, com sonho. E essa eleição também é um marco para a advocacia catarinense, que está dizendo que a política suja tem que ser enterrada para sempre na nossa instituição. Com todos os ataques, com todos os tipos de agressões que sofremos, nos mantivemos sempre altivos, com o intuito de elevar e respeitar a nossa advocacia, porque ela não merece esse tipo de política. A política que a advocacia catarinense quer é propositiva”, considera o presidente eleito da OAB/SC.

Em diversas ocasiões ao longo da campanha, a Chapa 81 lançou manifestos, material de divulgação e posicionamentos contra ataques pessoais, produção de fake news e uso de sistemas como robôs para disparos de conteúdos com informações inverídicas para a advocacia catarinense. “O nosso trabalho foi pura e exclusivamente com propostas, com sorriso no rosto e com muito amor no coração”, destacou a advogada Claudia Prudêncio, eleita a nova presidente da Caixa de Assistência dos Advogados (CAASC).

Propostas

O  Plano de Gestão da Chapa 81 – Advocacia Unida, publicado na íntegra no site www.advocaciaunida.com, traz entre as propostas a instalação de câmeras de vídeo em todas as salas de audiência e sessões de julgamento do Poder Judiciário, a fim de preservar as prerrogativas do advogado, que existem para assegurar a defesa dos cidadãos; a implantação do Programa de Qualidade Total na gestão, instituindo metas e critérios de desempenho para todos os setores e serviços da OAB/SC e CAASC; e a implantação de Compliance, para dar continuidade e evoluir as Regras de Governança implementadas na atual gestão por Rafael Horn, como diretor-Tesoureiro, pelas quais a Seccional catarinense instituiu normas de responsabilidade fiscal, de sustentabilidade financeira e de transição entre gestões, o que tornou possível o congelamento responsável da anuidade e a redução das taxas e emolumentos pagos pela advocacia.

Quem é Rafael Horn

Advogado natural de Florianópolis, Rafael Horn está no seu terceiro mandato eletivo na OAB/SC, todos marcados por importantes realizações em prol da advocacia catarinense. Como secretário-geral, em seu primeiro mandato eletivo (2007/2009), foi autor da proposição de alteração regimental que criou as turmas de defesa das prerrogativas. Em seu segundo mandato eletivo, como conselheiro federal (2010/2013), criou a proposição que resultou no Registro Nacional de Violação das Prerrogativas da Advocacia e na simplificação do processo de desagravo, que auxiliaram e agilizaram a defesa das prerrogativas da advocacia em todo o País, já regulamentados na Seccional.

Como tesoureiro, em seu terceiro mandato eletivo (2016/2018), foi responsável pela implantação dos inéditos Portal da Transparência e Portal de Compras de Bens Serviços da OAB/SC; pela instituição de critérios objetivos de repartição de recursos para as Subseções; e pela implantação de também inéditas Regras de Governança administrativa e financeira. As medidas que adotou à frente da Tesouraria promoveram o equilíbrio financeiro e tornaram superavitárias as contas da Seccional. No último triênio também conduziu o processo de modernização e inovação dos serviços já oferecidos à advocacia, implementando o seu acesso online e ampliando o leque de facilidades ofertadas para dar suporte à classe em sua atuação profissional.

-> Veja o perfil completo de Rafael Horn: http://www.advocaciaunida.com/diretoria-oabsc/

Quem é Claudia Prudêncio

É membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada do Conselho Federal (CFOAB), Secretária-adjunta da OAB/SC e Corregedora-Geral do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da instituição (2016/2018), além de membro da Comissão Estadual de Direito Empresarial da OAB/SC. Junto ao TED, atuou na atual gestão pela sua reestruturação, com criação de novas Turmas, modernização do sistema e realização de sessões itinerantes, medidas que ajudaram a elevar em 30% a produtividade do órgão.

Além do cargo de secretária-adjunta na atual gestão, já foi eleita também Conselheira Estadual (2013/2015), e no mesmo período foi Coordenadora-adjunta das Comissões da OAB/SC. Exerce ainda a docência como professora permanente da Escola Superior da Advocacia (ESA), professora da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e professora de pós-graduação na Fundação dos Administradores de Santa Catarina (FUNDASC).

-> Veja o perfil completo de Claudia Prudêncio: http://www.advocaciaunida.com/diretoria-caasc/

SAIBA MAIS EM: www.advocaciaunida.com
Propostas de Rafael Horn: http://www.advocaciaunida.com/principais-propostas/
Candidatos: http://www.advocaciaunida.com/diretoria-oabsc/

NOMINATA ELEITA – CHAPA 81 – ADVOCACIA UNIDA

Diretoria da OAB/SC

Presidente: Rafael Horn (Florianópolis)

Vice-presidente: Maurício Voos (Joinville)

Secretário-geral: Eduardo Mello (Florianópolis)

Secretária-adjunta: Luciane Mortari (Jaraguá do Sul)

Tesoureiro: Juliano Mandelli (Balneário Camboriú)

Conselho Federal

Fábio Jeremias (Criciúma)

José Sérgio Cristóvam (Florianópolis)

Paulo Brincas (Florianópolis)

Sabine Müller (São José)

Sandra Krieger (Blumenau)

Tullo Cavallazzi Filho (Florianópolis)

Conselho Estadual

Adriano Tavares da Silva (Florianópolis)
Alessandra Bento (Itajaí)
Alexandre Barcelos João (Criciúma)
Alexandre dos Santos Priess (Itajaí)
Alexandre José Biem Neuber (Florianópolis)
Alexandre Vieira Simon (Tubarão)
Antônio César Poletto (Chapecó)
Antônio Naschenweng Neto (Rio do Sul)
Breno Angioletti Licio (Tubarão)
Caroline Terezinha Rasmussen da Silva (Florianópolis)
Cassiano Ricardo Starck (Florianópolis)
Celise Roesler Kobs (São Bento do Sul)
Charles Pamplona Zimmermann (Itajaí)
Dalvani Luzia Propodoski Rocha Vieira Jank (Florianópolis)
Daniela Dal-Bó Gava (Criciúma)
Edirlene Reginaldo de Freitas (Criciúma)
Edson Hodecker (Joinville)
Eleandro Roberto Brustolin (Joaçaba)
Elizandra Maira Giacchini Mayer (Pinhalzinho)
Erlon da Rosa Fonseca  (Laguna)
Evelin Fabrícia Roch Censi (Joinville)
Fabiana Guardini Nogueira (Florianópolis)
Fabio Jablonski Philippi (Florianópolis)
Fernanda Sell de Souto Goulart Fernandes (Itajaí)
Flaviano Vetter Tauscheck (Florianópolis)
Flávio Pinheiro Neto (Blumenau)
Francisco Kenji Nishioka (Mafra)
Gabriela Almeida Marcon Nora (Florianópolis)
Germano de Oliveira Pereira (Balneário Camboriú)
Giane Brusque Bello (Florianópolis)
Gisele Lemos Kravchychyn (Florianópolis)
Gustavo Amorim (Florianópolis)
Helania Jussara Goulart (Sombrio)
Helena Nastassya Paschoal Pítsica (Florianópolis)
Humberto Eurico Feldmann (Criciúma)
Isabela Pinheiro Medeiros (Florianópolis)
Jairo Vicente Clivatti (Porto União)
Janaina Ferri Maines (Lages)
Jean Carlos Machado (Curitibanos)
João Marcelo Lang (Xanxerê)
Jonathan Zago Appi (Joinville)
Jorge André Ritzmann de Oliveira (Blumenau)
Jovenil de Jesus Arruda (Joinville)
Juliana Ribeiro Goulart (Florianópolis)
Leandro da Silva Constante (Balneário Camboriú)
Leonardo Pereima De Oliveira Pinto (Florianópolis)
Leonardo Reis de Oliveira (Florianópolis)
Lucas de Costa Alberton (Criciúma)
Lucas Fajardo Nunes Hildebrand (Joinville)
Ludmila Amanda Hanisch (Florianópolis)
Luiz Eduardo Lapolli Conti (Criciúma)
Maciel Colli (São Miguel do Oeste)
Marcelo Ramos Peregrino Ferreira (Florianópolis)
Márcio André Sachet (Itapema)
Marcos José Campos Cattani (Tijucas)
Maria Cristina Renon (Lages)
Marilza Laurindo do Prado (Fraiburgo)
Niladir Butzke (Rio do Sul)
Odair Fernando Drey (Videira)
Orlando Mazzotta Neto (Palhoça)
Ortenilo Azzolini (Chapecó)
Pedro Adilão Ferrari Junior (São José)
Pedro Miranda de Oliveira (Florianópolis)
Rafael Niebuhr Maia de Oliveira (Brusque)
Rafael Piva Neves (Joinville)
Raphael dos Santos Bigaton (Concórdia)
Raquel Zanolla (Timbó)
Renata Lima de Castilho (São Francisco do Sul)
Renato Mattar Cepeda (Canoinhas)
Ricardo Corrêa Júnior (Florianópolis)
Rita De Bastiani (Campos Novos)
Rodnei Jorge dos Santos (Balneário Camboriú)
Rodrigo Fernandes Pereira (Florianópolis)
Rodrigo Prigol (Caçador)
Rogério Duarte da Silva (Florianópolis)
Rosane Maçaneiro (Blumenau)
Rosemeri Farina (Balneário Camboriú)
Rudimar Roberto Bortolotto (Chapecó)
Rycharde Farah (Florianópolis)
Sérgio Dalmina (Lages)
Simone Herrmann Azevedo Souza Brummer (Joinville)
Suzam Keli Negretto (Chapecó)
Tatiana Kahlhofer (Joinville)
Thiago Custódio Pereira (Itajaí)
Thiago Souza de Albuquerque (Blumenau)
Vanessa Azevedo Barcelos (Florianópolis)
Wolmar Alexandre Antunes Giusti (Araranguá)

Diretoria da CAASC
Presidente: Claudia Prudêncio (Florianópolis)
Vice-presidente: Pedro Cascaes Neto (Blumenau)
Secretária-geral: Luciana Franzen (Chapecó)
Secretário-adjunto: Jorge Paixão (São José)
Tesoureiro: Alexandre Evangelista (Florianópolis)

Conselho Fiscal da CAASC
Anselmo da Silva Livramento Machado (Florianópolis)
Gilberto Batistello (Chapecó)
Harisson Araújo Almeida (Florianópolis)
Luís Henrique Pinto Lopes (Joinville)
Marion Elisabete da Silva (Florianópolis)

_____________________________________________

Alvo Conteúdo Relevante – Assessoria de Comunicação