[dropcap]A[/dropcap] coordenadora do Núcleo de Gestão de Convênios da Grande Florianópolis Zadir Teresinha Machado Ferreira e o responsável pela Central de Apoio aos Municípios do governo do Estado Alessandro Hansen Vargas participaram na tarde desta terça-feira (26), de reunião com o secretário executivo da Amures Walter Manfroi, para tratar sobre a implantação do Núcleo de Gestão de Convênios – NGC, da Serra Catarinense.

Dentre as atribuições da Central de Atendimentos aos Municípios constam nortear, propor e encaminhar assuntos relacionados à gestão de convênios e viabilizar a implantação dos núcleos nas associações de municípios. A reunião na Amures foi a primeira entre as 21 associações de municípios e os encaminhamentos foram bem produtivos.

“Esses núcleos farão a gestão de todos os convênios entre Estado e municípios. E o que animou é que a Amures abriu as portas para firmarmos uma grande cooperação”, afirmou Zadir Ferreira, lembrando que na Granfpolis, essa parceria funciona desde 2016 com êxito.

A determinação do Estado é que servidores do quadro efetivo com experiência passem a trabalhar dentro da associação. No caso da Amures, serão dois colaboradores que ficarão responsável pela gestão de convênios dos 18 municípios.

Além dos convênios, os gestores serão o canal para receber outras demandas dos municípios que serão dirigidas às secretarias setoriais. “Este modelo de gestão já existiu, quando foram criadas as associações de municípios e ficou de lado. Agora os prefeitos terão esta oportunidade de estar mais próximos do governo via Casa Civil, que é responsável pela criação dos núcleos”, salientou Alessandro Vargas.

Walter Manfroi disse que agora será feita adequação física de espaço da Amures para recepcionar os novos colaboradores do Estado. E a previsão é que ainda em abril, seja assinado o convênio de cooperação entre Estado e a associação de municípios.

“Os prefeitos estão confiantes nesta cooperação, que vai ajudar a solucionar problemas desde a emissão de uma certidão negativa até assinatura de convênios. O gestor de convênios da Amures vai trabalhar integrado e auxiliando os gestores do Estado”, afirmou Manfroi.

Depois da Amures, Zadir Ferreira e Alessandro Vargas seguem uma pauta de reuniões com outras associações de municípios com objetivo claro de implantar os Núcleos de Gestão de Convênios.