Portal do município de Bom Jardim da Serra. FOTO: DivulgaçãoAs constantes quedas de energia elétrica devido à rede monofásica e ao mau tempo em Bom Jardim da Serra e no interior de São Joaquim serão debatidos em uma audiência pública, nesta segunda-feira (21), a partir das 19h, a pedido das câmaras de vereadores dos dois municípios da Serra Catarinense. A audiência será realizada na Câmara de Vereadores de Bom Jardim da Serra e promovida pela Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, com a presença de diretores da Celesc. A expectativa é reunir mais de 200 lideranças dos municípios.

O presidente da comissão, deputado José Milton Scheffer (PP), apresentou requerimento atendendo apelo das câmaras de vereadores. “Lá há um problema grave com a falta de energia elétrica, muitas vezes por até oito dias”, explicou, prejudicando toda a população, além dos produtores de leite que operam na cidade serrana. Scheffer explica que a equipe de reparo da Celesc tem que se deslocar de Lages para atender aos pedidos de quedas de energia nos dois municípios. “Hoje em dia tudo é tecnológico, ainda mais na produção agrícola, e esse problema vem causando uma série de prejuízos.”

O parlamentar relata ainda que os vereadores alertaram que o cabeamento dos fios de energia elétrica da região é antigo. “Atualmente há uma tecnologia que encapa esses fios de uma forma que, se um galho de árvore atingir, não causará problemas.” Os vereadores e lideranças dos dois municípios pedem ainda a instalação da rede trifásica em substituição da rede monofásica, o que possibilitará mais acesso a novas tecnologias nessas comunidades.

Ney Bueno
AGÊNCIA AL