A guarnição do ASU-413, do Corpo de Bombeiros, deslocou a tarde desta terça-feira (16), até a localidade de Alecrim (interior de São Joaquim) para atendimento de ocorrência de parada cardiorrespiratória.

Ao chegar no local comunicado pelo solicitante foi informado pelos familiares da vítima que essa estaria não responsiva. Ao encontrar o paciente de 62 anos, sentado no interior do veículo de seu filho, os socorristas buscaram identificar seus sinais vitais, constatando-se ausência de pulso e de respiração.

O paciente foi então colocado no chão, em decúbito dorsal, com o início dos procedimentos de reanimação cardiopulmonar – RCP, compressões torácicas e ventilação artificial, concomitante com a preparação do desfibrilador automático externo – DEA, no tórax do paciente, os eletrodos de monitoramento indicaram a utilização das pás de choque, as quais, por sua vez, indicaram o choque.

O choque foi efetuado, mas o paciente continuou sem sinais, foi reiniciada a RCP, sem sucesso na reanimação do paciente.  A família relatou que o paciente possuía histórico cardíaco. Foi acionado o IGP de Lages para os procedimentos legais.