[dropcap]O[/dropcap] Corpo de Bombeiros de São Joaquim, realizou no sábado, 27 de julho, um treinamento especial com os bombeiros comunitários do município, visando mostrar novas técnicas e treinamentos de combate a incêndio.

Na instrução, foram repassadas as formas de aduchamento de mangueiras, com técnicas de Cleveland e Hosepack, que consistem em novas formas de acondicionar os equipamentos nas viaturas e de retirar com facilidade em uma ocorrência real. Além de técnicas de busca e resgate, combate a incêndio  indireta e direta, combinada e tridimensional.

Os bombeiros comunitários treinaram os acionamentos das bombas das viaturas ABTR 78, (Auto Bomba Tanque Resgate) e do AT 46 (Auto Tanque).  Nessa etapa os BCs realizaram a montagem de estabelecimento e acionamento das viaturas, onde mostraram destreza e coloram em prática os ensinamentos repassados.

Um fato interessante, foi a casa em tamanho reduzido que mostrou alguns tipos de incêndio encontrados pelos bombeiros em ocorrências. Os conceitos de backdraft, que é um “evento de ar conduzido” ao contrário e de um flashover, que é conduzido pela temperatura.

Segundo o Bombeiro Comunitário, Danilo Flores, o treinamento foi válido e renovou os ensinamentos, que posteriormente serão usados em ocorrências para melhor realizar o trabalho. “Foi muito produtivo o treinamento, assim podemos ter acesso as novidades sobre combate a incêndio as novas técnicas utilizadas, achei muito importante o empenho e a dedicação dos Militares para com os BCs. Espero que continue assa força tarefa em dar treinamento pois agora nós BCs, onde seremos um reforço a guarnição e o serviço só será bem feito com pessoas qualificadas e pra isso a importância dos treinamentos” ressalta Danilo.

Após os treinos teóricos e práticos, foi simulado um incêndio em veículo para mostrar as técnicas aprendidas durante a instrução.

Fotos e texto: BC  Urbano/Jornalista (MTB – 5744/SC) –  São Joaquim SC