Nas datas 12,13 e 14 de abril o 2°/1°/2ª5° BBM de Bom Jardim da Serra realizou treinamento de Resgate Técnico por Cordas nos diversos pontos que possa ocorrer um salvamento em altura, utilizando técnicas de resgate na vertical os Bombeiros de Bom Jardim da Serra desempenharam com muito cuidado e habilidades o treinamento.
Lembrando que o quartel de Bombeiros de Bom Jardim da Serra esta em funcionamentos menos de 12 meses e já atenderam 302 ocorrência desde sua abertura, sendo 10 de resgate em altura.
O treinamento foi realizado no período diurno e noturno, com todas as adversidades do tempo e clima, onde todos os envolvidos deram seu melhor para agregar conhecimento técnico na área de resgate com cordas, sendo aplicado técnicas de sistemas de ancoragem, redução de força e vantagens mecânicas, nós e amarras, aplicação do sistema com maca em áreas remotas e técnicas de resgate em grande ângulo e em terrenos inclinados. No ultimo dia de treinamento, os Bombeiros realizaram simulado real na desafiadora Serra do Rio Rastro, onde os mesmos realizaram o resgate de duas vitimas, a uma altura de aproximadamente 100 mts, utilizando todo o conhecimento adquirido durante o curso. A equipe desempenhou o resgate com total segurança e eficiência, em tempo total de aproximadamente 5 horas .O simulo foi acompanhado sobre o olhar atento do CMT Sd BM Rossi a equipe composta pelo SD BM Rossi Comandante da OBM de Bom Jardim da Serra, BCP Pierre, BCP Rodrigo, BCP Gilmar, BCP Silvana, BCP Valente, BCP Lóss e BCP Aurélio.