Um dos objetivos da administração de São Joaquim é a mobilidade urbana, que precisa de adequações urgentes e de alternativas para o atendimento das necessidades de deslocamento de pessoas e mercadorias no território do município.

O fruto deste trabalho está relacionado com a abrangência do estudo e os resultados que se deseja atingir, com a implantação dos projetos a serem desenvolvidos, entre os quais terão impacto positivo no dia a dia da cidade.

As principais demandas será a elevação do padrão de circulação do Sistema Viário das diversas áreas em estudo, através da organização do tráfego, por meio de dispositivos de novos percursos projetados e de sinalização viária.

A melhoria da fluidez e da segurança viária de pedestres e veículos, principalmente, nas interseções, Indicações de possíveis melhorias no Sistema Viário das áreas em estudo do perímetro urbano.

Definição de locais, visando à sinalização de regulamentação de estacionamento de veículos de carga e descarga de mercadorias, com análise e proposição de alternativas para os acessos principais à cidade.

Esses projetos buscam soluções que garantam a ampliação da acessibilidade do pedestre e a acessibilidade a pessoas com restrição de mobilidade e deficiência. Projeto de ciclovias, incorporando-as prioritariamente ao sistema de transportes coletivo também estão na pauta.

O Plano de Mobilidade Urbana do Município de São Joaquim deverá analisar irá analisar o rodoviário, aeroviário e cicloviário, contemplando minimamente o seguinte:

– Acessibilidade para pessoas com mobilidade restrita;

– Áreas de estacionamento;

– Áreas e horários de acesso restrito;

– Circulação viária;

– Distribuição de bens carga e descarga;

– Infraestrutura do sistema de mobilidade urbana;

– Mobilidade no espaço público, de pessoas e mercadorias;

– Polos geradores de tráfego;

– Serviços de transporte coletivo;

– Sistemática de avaliação, revisão e atualização do Plano de Mobilidade Urbana;

– Táxi, moto-taxi, transporte escolar, transporte coletivo, fretamento municipal e intermunicipal.

– Localização da Estação Rodoviária.