Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro Müller

Nem mesmo a chuva e as temperaturas amenas das últimas horas foram capazes de abalar a força de vontade e determinação dos 750 atletas que participaram da 11ª edição do Desafio de Ciclismo Serra do Rio do Rastro, realizado na manhã deste domingo (10).

O evento reuniu atletas das categorias Speed – Ciclismo de Estrada – e Mountain Bike, representantes de 15 estados do Brasil. O grande vencedor, atleta que completou a prova em menor tempo, foi o gaúcho Felipe Fossati Reichert, de Pelotas, do Rio Grande do Sul. Reichert também foi o atleta que subiu em menor tempo na edição de março de 2018. Felipe subiu os 24,5 quilômetros em 1h07min. Entre as mulheres, a que obteve maior destaque também veio do estado gaúcho. A atleta Priscila Corso de Souza, de Teutonia, completou a prova com o tempo de 1h29min.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro Müller

Este é considerado o maior evento esportivo realizado em Lauro Müller e também considerado um dos maiores da categoria de ciclismo do Brasil. A concentração dos atletas foi defronte ao Centreventos Nelson Righetto, de onde o primeiro pelotão largou às 6h40min. As outras duas largadas ocorreram às 6h50min e 7h. A chegada foi no mirante da serra, em Bom Jardim da Serra.

De Lauro Müller, onze atletas marcaram presença e garantiram lugar no pódio, entre os cinco primeiros colocados de suas respectivas categoria: Murilo Luciano Bez, com o tempo de 1h14min na categoria Estrada Master A1; Susana Laurentino Serafim, em 2h27min, na categoria Estrada Feminino Master A2; Roberto Ronconi Neto, em 1h58min, na categoria Bike Fixa; Jocemar Jhonata Zomer, em 1h32min, na categoria MTB Master A1; Fernando Luciano Vieira, em 1h19min, na categoria MTB Master A2; Mauricio Mazon, em 1h30min, na categoria MTB Master B1; Israel Silveira, em 1h41min, na categoria MTB Master B2; Alex Dias Teixeira, em 1h31min, na categoria MTB Master C1; Samuel Mariot Olivério, em 1h22min, na categoria MTB Open; Wagner Molon, em 1h28min, na categoria MTB Sub 30; e Tatiane Farias, em 2h28min, a lauromüllense que garantiu sua vaga no local mais do pódio ao disputar na categoria MTB Feminino Master B2.

O prefeito em exercício de Lauro Müller, Pedro Barp Rodrigues, o integrante da CME, Henrique Teixeira Machado, o secretário de obras e agricultura, Acione Andrade Iidoro, e o chefe do departamento de transportes, Vanderlei Tasca, deram boas vindas aos participantes.

“É um evento esportivo que a cada edição movimenta ainda mais o setor do turismo de Lauro Müller. São atletas de diferentes regiões do Brasil que vem para participarem deste grande Desafio que tem como palco a nossa Serra do Rio do Rastro. Nossa missão, enquanto gestores municipais, é incentivar para que esses eventos se fortaleçam cada vez mais e novas atrações como esta sejam realizadas”, registrou Pedro Barp, parabenizando a todos os lauromüllenses que participaram do evento.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Lauro Müller

A movimentação na cidade de Lauro Müller e municípios da região iniciou neste sábado (9) quando os atletas começaram a chegar para retirada dos kits da competição. Hotéis, pousadas, restaurantes e o comércio ficaram movimentados durante os últimos dias.

A competição é promovida pela Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) com apoio da Prefeitura de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra. A segurança da competição foi realizada pelas Policias Militar e Rodoviária. Pontos estratégicos foram montados para distribuição de água e frutas aos competidores, além de auxílio para alongamento dos atletas na chegada da competição.

Conforme o presidente da federação, João Andrade, todos os participantes receberam uma medalha da competição, sendo que os cinco primeiros colocados das 24 categorias receberam troféus e subiram ao pódio.

A relação completa com as colocações dos atletas está disponível neste link.