Proteger a pintura é essencial para manter a aparência do seu carro sempre nova, no entanto, riscos e manchas podem aparecer, sendo indicado um polimento para eliminá-los. É importante saber que o procedimento necessita de experiência e técnica com a máquina polidora, por isso, deve ser feito por profissionais especializados.

O polimento tem a função de uniformizar o verniz e entre os principais benefícios estão a resistência à sujeira e aos raios solares, proteção contra gotas de água, além de proporcionar mais brilho e corrigir imperfeições superficiais na pintura.

Antes de polir o carro, o profissional verifica se os riscos e manchas podem ser eliminados, depois faz a correta higienização do automóvel e a descontaminação da pintura, retirando qualquer resíduo indesejável.  A escolha dos materiais adequados para o procedimento é importante, assim como o modo de uso que precisa ser feito com calma para evitar falhas.

Dicas:

– Carros com cores escuras, como preto e azul marinho merecem atenção especial, pois riscos e manchas ficam mais aparentes;

– O polimento deve ser feito com moderação, pois a cada polida, uma camada de verniz da tinta é perdida. O recomendado é polir, no máximo, três vezes o mesmo automóvel durante toda sua vida útil;

– Para manter o brilho nas próximas lavagens, utilize água pura ou água com detergente neutro. Utilizar uma cera protetora também é recomendável.

Faróis 

Os faróis dos carros modernos são bem mais frágeis que outros quanto a aparência e desgaste de suas lentes. Não são mais fabricados com vidro, que é bem mais resistente que o acrílico. Por isso vemos muitos faróis opacos, cheios de arranhões, perdendo completamente sua função, que é de iluminar o caminho do motorista. É bom lembrar que, além da aparência, o perigo de dirigir com faróis nesse estado é grande.