As melhores ações de organizações públicas, da sociedade civil e empresas para melhorar a administração pública em Santa Catarina foram conhecidas em cerimônia nesta quinta-feira, no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis, com a entrega do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública 2018 – Udesc Esag.

O prêmio, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), tem o objetivo de identificar, reconhecer e ajudar a disseminar ações que contribuam para melhorar a gestão pública em Santa Catarina.

De 49 iniciativas inscritas, de todo o Estado, 22 foram selecionadas para a fase final. Os finalistas fizeram as  apresentações públicas de suas práticas no evento de três dias iniciado na terça-feira, 7. As iniciativas foram mostradas no auditório da Udesc Esag.

Durante as apresentações, a Comissão Julgadora avalia e questiona os autores. A partir dessa avaliação, conforme os critérios previstos no regulamento, são definidos os vencedores geral e por categorias.

O Colégio São José, de São Joaquim, na Serra Catarinense, ficou entre os finalistas no Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública, onde ficaram em terceiro lugar na categoria “qualidade em gestão pública”. Para a diretora da escola, Singra Couto Strickert, esse prêmio é fruto de muito trabalho e planejamento. “Volto de Florianópolis com a certeza que uma palavra que nos define se chama OUSADIA, isso é  fruto de muito planejamento, ação e excelentes parcerias, agradeço a comunidade, pais, alunos e professores, faço também um agradecimento especial aos professores da nossa escola, vocês são peça fundamental deste processo” afirma Singra.

Finalistas

O prémio recebeu 49 inscrições de entidades de várias regiões do estado (50% a mais do que na primeira edição, em 2016), entre órgãos públicos, organizações da sociedade civil e da iniciativa privada. As ações inscritas foram avaliadas pela Comissão Julgadora, conforme os critérios previstos no regulamento, e 35 receberão o Selo de Boa Prática em Gestão Pública. Entre elas, as três melhores em cada categoria e modalidade compõem a lista das 22 finalistas.

Premiação

Todas as 36 ações já reconhecidas como boas práticas em gestão pública, incluindo as 22 finalistas, serão ainda mostradas aos participantes do evento na forma de banners e receberão certificado.

Para a prática vencedora geral, a premiação inclui a participação do primeiro autor em visita a organizações públicas na França. Os primeiros e segundos colocados nas modalidades e categorias definidas no regulamento terão a participação do autor principal em um evento relacionado ao tema do prêmio. Os três primeiros colocados receberão troféu e certificado.

O prêmio é uma iniciativa do Departamento de Administração Pública da Udesc Esag e conta ainda com 15 instituições parceiras.