Olá Pessoal, dando seguimento para nossa coluna de Rock, vamos falar da super banda Led Zeppelin. Achamos esse texto no blog www.kazebre.com.br e vou compartilhar aqui com vocês.

Sou Wagner Urbano, curto o Rock, sou jornalista e admirador de boa música. 

Conheça agora o Led Zeppelin.

 


O Led Zeppelin foi formado em setembro de 1968, na cidade de Londres, por Jimmy Page na guitarra, Robert Plant nos vocais, John Paul Jones nos teclados e John Bonham na bateria. A banda é considerada uma das mais influentes, inovadoras e uma das maiores da história da música.

1 – O ínicio

01

Jimmy Page, em 1966, tocava em uma banda de blues-rock chamada Yardbirds. Em 1968 os membros decidiram encerrar as atividades, mas autorizaram Page a usar o nome do grupo para mais algumas apresentações. O guitarrista, porém, formou nova banda com Robert Plant nos vocais, John Paul Jones nos teclados e John Bonham na bateria, e ainda gravou um álbum em apenas 9 dias. Essa nova formação, porém, teve que procurar um novo nome, porque Chris Dreja, dos Yardbirds, entrou com uma ação judicial, dizendo que este nome só poderia ser usado para shows na região da Escandinávia. O nome Led Zeppelin então surgiu inspirado na expressão “lead balloon”, figura de linguagem britânica para uma idéia que não tinha muitos fundamentos. Eles retiraram letra A do “lead” e a palavra “balloon” foi transformada em “zeppelin”. Para Jimmy Page, o nome criado se tornou a combinação perfeita de leve e pesado, combustibilidade e graça.

2 – Inovadores: o ponto de início para o heavy metal

02

Em 14 de Outubro de 1968, o Led Zeppelin anunciou o novo nome após assinar um contrato com a Atlantic Records no valor de 200 mil dólares, um dos maiores acordos financeiros para novas bandas. Eles tinham autonomia para decidir quando e o que iam produzir. O primeiro álbum, Led Zeppelin I, com seu ritmo rápido e seus memoráveis riffs de guitarra, fizeram com que a banda alcançasse a posição de número 10 no ranking americano e 6 no britânico. O sucesso de Led Zeppelin II foi ainda maior, levando a banda à primeira posição dos mesmos rankings. A banda é considerada uma das mais inovadoras da história por terem dado o ponto de início para o heavy metal.

3 – A maior banda do mundo

03

Nos anos 70 o Led Zeppelin alcançou o máximo do sucesso comercial e de crítica. Além da qualidade da música, a banda também ganhou popularidade quando começou a usar roupas extravagantes. O retorno financeira era tão grande que eles passaram a viajar em avião próprio, Boeing 720 apelidado de Starship, e alugavam seções inteiras nos melhores hotéis do mundo. O quarto álbum da banda, sem título mas chamado por muitos de Led Zeppelin IV ou ZoSo, é considerado um dos melhores álbuns da história da música. Eles se tornaram um dos grupos mais influentes da época, eram considerados a principal atração do rock e venderam mais até que os Rolling Stones.

4 – Acidente, drogas e um novo rock and roll

04

Em Agosto de 1975, Robert Plant e sua esposa sofreram grave acidente de carro. Plant sofreu uma fratura no tornozelo e a banda teve que suspender a turnê pelos Estados Unidos. Eles se juntaram na casa do vocalista, na Califórnia, e juntos criam o álbum Presence, que marcou uma mudança no som do Led Zeppelin. Apesar do disco ter vendido muito, críticos diziam que a banda estava se perdendo. Nessa mesma época Jimmy Page começou a usar heroína, considerada a causa de alguns problemas na qualidade dos shows.

5 – All My Love – Robert Plant perde seu filho

05

Em 1977, O filho de 5 anos de Robert Plant, Karac, morreu vítma de um vírus estomacal. Todos os shows da banda foram cancelados. Muito se especulou sobre o futuro da banda, mas em novembro de 1978 a banda lançou o álbum ‘In Through the Out Door’, exibindo experimentos sonoros que novamente caíram na boca dos críticos. Mesmo assim, o álbum atingiu o top do ranking americano e britânico em apenas sua segunda semana de vendas.

6 – Morte de John Bonham e fim do Led Zeppelin

06

O baterista começou a apresentar sérios problemas devido ao abuso e álcool e drogas. Em 1979, durante um show em Nuremberg, Alemanha, John Bonham teve um colapso no palco e foi levado às presas para o hospital. No dia 24 de setembro de 1980, Bonham começou a beber pesado logo de manhã, ingerindo 4 doses de vodca logo ao se levantar. Depois dos ensaios, a banda se retirou para a casa de Page e logo após a meia-noite o baterista desmaiou de sono. Por volta da 1 da tarde do dia seguinte, John Bonham foi encontrado morto. A causa da morte foi asfixia pelo seu próprio vômito.

Chocados com a perda do amigo, os integrantes decidiram-se pelo fim do Led Zeppelin. No dia 04 de Dezembro de 1980 a banda soltou o comunicado final: “Queremos que se saibam que a perda de nosso querido amigo, e do profundo sentimento de harmonia indivisível sentida por nós mesmos e nosso empresário, nos levaram a decidir que não poderíamos continuar como eramos”.

7 – Imortalizados no Rock And Roll Hall of Fame

07

Em 1995, o Led Zeppelin entrou para Rock And Roll Hall of Fame, induzidos por Steven Tyler e Joe Perry do Aerosmith. Na cerimônia John Bonham foi representado por seus filhos Jason e Zoe. O tecladista John Paul Jones, apesar de não ter boa relação com Plant e Page, também compareceu. No final eles duetaram com Tyler e Perry, com filho de Bonham, Jason, na bateria.