Segunda-feira 11/06/2018

►TEMPO EM SC: O ar quente e úmido que cobre boa parte do Sul do Brasil (sistema de alta pressão) favorece um dia de muitas nuvens (nebulosidade alta e média – céu encoberto) intercalando com períodos prolongados de sol (sol entre nuvens) com destaque para o período da manha em boa parte das regiões do estado catarinense com temperaturas mais elevadas e sensação de abafamento (calor pré-frontal). A combinação do calor e umidade disponíveis na baixa troposfera em conjunto com os altos índices de instabilidades, eventualmente podem disparar alguns núcleos de instabilidades provocando temporais isolados e de curta duração seguidos de longos momentos de sol (ATMOSFERA ALTAMENTE VARIÁVEL) pela manha, com destaque para as regiões mais próximas do RS. No decorrer da tarde e principalmente ao longo da noite, aumento gradual de nuvens com a aproximação de uma frente fria a qual organiza a formação de áreas de instabilidades promovendo pancadas de chuva acompanhadas de raios (trovoadas) primeiramente em algumas áreas do Extremo Oeste e Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul e alguns municípios que fazem divisa com o RS. Risco de temporal localizado com pancadas de chuva localmente forte, granizo e ventania com rajadas acima dos 70 km/h podendo atingir valores próximos dos 100 km/h, com destaque para o período da noite e transição para a madrugada de terça-feira. Vale ressaltar, que vários municípios do estado catarinense, incluindo Oeste, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Planalto e Vale do Itajaí, vão passar sem chuva apenas com nebulosidade, pois a frente fria só chega à noite no estado, tendo maior potencia para provocar temporais.

►TEMPERATURA: Permanece mais elevada em relação aos dias anteriores. Mínimas mais altas no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul entre a madrugada e amanhecer, oscilando entre 16 a 21ºC. No Planalto Serrano mínimas variando entre 7 a 14ºC durante o amanhecer. Entre o Vale do Itajaí, Litoral Norte, Grande Florianópolis e Planalto Norte, mínimas ao amanhecer variando entre 14 a 19ºC. Sensação de abafamento durante o dia. Máximas variando entre 26 a 28ºC no Extremo Oeste, Oeste e Meio Oeste. Nas demais regiões do Planalto Sul, máximas entre 21 a 25ºC. Faz calor na Faixa Litorânea, Planalto Norte e Vale do Itajaí, com máximas variando entre 26 a 28ºC. No Litoral Sul, a máxima pode atingir 30ºC à tarde.

►VENTO: Vento de nordeste a noroeste ao longo do dia, com velocidade média de 20 km/h com rajadas ocasionais que variam entre 60 a 90 km/h podendo chegar acima de 100 km/h no topo do Planalto Sul ao longo do dia e noite.