AVISO METEOROLÓGICO – EPAGRI-CIRAM

Temporais localizados

Início: 24/01/2018 às 11:00h
Fim: 24/01/2018 às 23:59h

Regiões: Todas
Previsãopancadas de chuva, com temporais localizados entre a tarde e noite, acompanhados de descarga elétrica, fortes rajadas de vento (acima de 60 km/h) e granizo isolado. As chuvas, mesmo de curta duração, podem ser de forte intensidade, acumulando pontuais de 30 a 60mm em uma hora.
Atenção: chuva mais intensa e tempo severo na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, acumulando total de 60 a 80mm em 12 horas.
Sistema: forte calor com passagem de frente fria.

Laura Rodrigues e Marilene de Lima – Meteorologistas (Epagri/Ciram)

RECOMENDAÇÕES DA DEFESA CIVIL/SC

Alagamentos/inundações: evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: deve ser observada qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências, inclinação de postes e árvores e rachaduras em muros ou paredes. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil Municipal 199 ou Corpo de Bombeiros 193.

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes e granizo: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!


PREVISÃO DO TEMPO VOLTADA PARA DEFESA CIVIL – EPAGRI/CIRAM

 Quarta-feira (24/01):

Tempo: 
sol entre nuvens em SC. No final da manhã áreas de instabilidade causam chuva no Oeste e Meio Oeste, estendendo-se às demais regiões durante a tarde e noite. Atenção para risco de temporais e chuva forte em curto espaço de tempo! (veja aviso).
Temperatura: alta à tarde, com sensação de ar abafado.
Vento: Nordeste a noroeste, passando a sul no decorrer da tarde, fraco a moderado com rajadas associadas aos temporais da tarde.
Sistema: massa de ar quente na maior parte de SC. Áreas de baixa pressão no sul do Paraguai e oeste do RS e outra no litoral de SP, PR e litoral norte de SC. Durante a tarde uma frente fria avança de pela área oceânica, no litoral do RS e SC, com formação de núcleos de instabilidade em todas as regiões de SC, devido ao calor.
——————–

Quinta-feira (25/01):

Tempo: sol com poucas nuvens na maior parte do dia, em todas as regiões de SC. No início do dia mais nebulosidade na faixa litorânea, com chuva fraca no Litoral Norte. Entre a tarde e noite pancadas isoladas de chuva, em todas as regiões, devido ao aquecimento da tarde e áreas de baixa pressão no PR.
Temperatura: alta à tarde com sensação de ar abafado.
Vento: noroeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas na madrugada e manhã.
Sistema: uma massa de ar seco atua no Uruguai, RS e SC. Durante a tarde formação de núcleos de instabilidade em todas as regiões de SC, devido ao calor e áreas de baixa pressão no PR.
——————–
Sexta-feira (26/01):

Tempo: mais nebulosidade e chuva no início e fim do dia no Litoral Norte, com presença de sol na maior parte do dia e mais nuvens à tarde. No Oeste e Meio Oeste ocorrem pancadas de chuva, muito rápidas e bem isoladas, no decorrer da tarde.
Temperatura: amena pela manhã e elevada à tarde.
Vento: sudeste, com variações de leste especialmente do Meio Oeste ao Litoral, fraco a moderado.
——————–
Sábado (27/01):

Tempo: pela manhã mais nuvens e chuva fraca do Planalto ao Litoral, presença de sol no decorrer do dia e pancadas de chuva muito isoladas, especialmente no Oeste e Meio Oeste.
Temperatura: amena pela manhã e elevada à tarde.
Vento: sudeste com variações de nordeste no Oeste e Meio oeste e com variações de leste no Planalto e Litoral, fraco a moderado com rajadas no Litoral.
——————–
Domingo (28/01):

Tempo: pela manhã mais nuvens e chuva fraca no Litoral Norte. No decorrer do dia sol e calor em todas as regiões de SC, com pancadas de chuva soladas principalmente em áreas próximas ao RS, especialmente no Oeste e meio Oeste.
Temperatura: alta à tarde.
Vento: nordeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral.