sicred
Unifique

O PL do deputado Marcius Machado valorizará e garantirá reconhecimento ao produto.

A diversidade se tornou marca da viticultura brasileira, nesse contexto e visualizando a valorização do produto catarinense a Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (29) o projeto de lei do deputado Marcius Machado (PL) que confere a São Joaquim o título de Capital catarinense dos vinhos finos de altitude.

As regiões de altitude catarinense, representadas pelos ‘Vinhos de Altitude’, são aquelas que apresentam vinhedos localizados, no mínimo, a 900 m acima do nível do mar, com destaque para o município de São Joaquim, que apresenta 50% dos empreendimentos nas regiões de altitude.

O município, com a atividade vitícola possui uma oportunidade excepcional de promover o desenvolvimento econômico através do vinho e do enoturismo. Para o deputado Marcius, é fundamental o engajamento de pessoa pelo produto local e dos órgãos públicos.

“Precisamos consolidar São Joaquim no cenário de consumo de vinhos, só assim vamos atrair mais investidores e turistas, aliando a experiência do vinho com a gastronomia, paisagem e tradições locais. A potencialidade dos nossos vinhos é uma forma de desenvolvimento e crescimento econômico do município e da região”, explica.

Além disso, o enoturismo tem como essência a atividade econômica. A ideia é transformar o vinho em um evento cultural, conhecido no seu estado, valendo-se dos aspectos históricos e culturais das regiões produtoras. “Temos um vinho único reconhecido a nível nacional e internacional, agora é a vez do catarinense experimentá-lo e substituir o clássico Malbec por um vinho da mesma qualidade e local”, finaliza o parlamentar.

 

Mirella Guedes
Ascom Deputado Marcius Machado