[dropcap]O[/dropcap] novo presidente da Associação Vinhos de Altitude Produtores e Associados, José Eduardo Bassetti, recepcionou na Vinícola THERA, no dia 14 de Setembro, em Bom Retiro, na Serra Catarinense, Prefeitos, produtores de vinho e a imprensa para um almoço de sua posse oficial da associação.

Eduardo foi eleito e empossado no dia 31 de agosto, substituindo o empresário Guilherme Grando, dono da vinícola Villaggio Grando, do município de Água Doce.

Um dos principais objetivos da associação é viabilizar a qualificação e certificação dos produtos. Focado nisso, a associação está trabalhando em parceria com a Epagri Embrapa e o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola – Cepa, a indicação de procedência dos vinhos, abrangendo todos os empreendedores da associação.

“Num futuro breve vamos trabalhar a indicação de origem. A Embrapa, Epagri e o Sebrae estão dando suporte neste processo. Vamos retomar também a Vindima e participar de feiras para projetar os vinhos dos nossos associados”, comentou Bassetti. Ele permanece no cargo por dois anos e como vice-presidente ficou o empresário Ernani Garcia, da vinícola Abreu Garcia, em Campo Belo do Sul.

A pesada carga tributária do vinho e sobre a produção será outro foco da nova diretoria da associação dos vinhos de altitude. “Temos de buscar algumas substituições tributárias para poder competir com os vinhos importados. É meta a redução tributária até o próximo ano”, antecipou Bassetti.